}); Aprenda formas incríveis de usar a cristaleira antiga
Decoração da CasaMóveis para sua Casa

Aprenda formas incríveis de usar a cristaleira antiga

posted by Adriele Amaral 1 Comment
cristaleira antiga

A cristaleira antiga pode ser um objeto super versátil na decoração. Veja fotos e se inspire para usar a cristaleira antiga.

A cristaleira antiga é um exemplo de um móvel que se reinventou. Da sua função inicial de guardar louças, ela tem se expandido para vários cômodos e se mostrado um móvel dinâmico, capaz de trazer criatividade, beleza e praticidade a qualquer ambiente.

Ela pode ser usada na sala de estar, na sala de jantar, no home office, em corredores e muito mais. O importante é que a sua cristaleira antiga fique incorporada à sua decoração e ajude a trazer o estilo vintage para a sua casa.

Com a tendência da decoração vintage/retro aumentando, muitas pessoas têm procurado pela cristaleira antiga, mas nem sempre pensam em como usar esse móvel fora da sua função original. Por isso, hoje, vamos lhe mostrar como a cristaleira antiga é versátil e capaz de compor praticamente qualquer ambiente. Veja nossas fotos e dicas e se inspire!

Qual é a origem da cristaleira antiga?

cristaleira antiga 6

A cristaleira como conhecemos hoje surgiu em uma época em que não havia a disponibilidade de se ter armários embutidos. Por isso, as cristaleiras eram fabricadas, em geral, de madeira maciça, espelho ou vidro e dispunham de espaço suficiente para guardar louças, objetos finos, lembranças de casamento e outros itens que dispensassem um cuidado extra.

As portas tinham dupla função: proteger os materiais guardados – que em geral eram peças mais delicadas- e evitar o acúmulo de poeira.

Quando surgiu, a cristaleira antiga costumava ficar disposta nas salas de jantar ou de visitas, já que as casas eram mais amplas e tinham espaço suficiente para acomodar o móvel.

Mas, não era todo mundo que tinha condições de ter uma cristaleira antiga. Ela era sinônimo da classe emergente, que tinha uma necessidade de expor e guardar seus ‘mimos’ mais preciosos. A cristaleira antiga era mais robusta que os modelos retros, e possuía acabamentos em madeira, vidro, chapas metálicas, lacas, couro, entre outros.

A primeira cristaleira que se tem notícia data da época da Rainha Mary, da Inglaterra, que tinha uma paixão por louças e buscava um móvel capaz de acomodar suas preciosidades, mas, ao mesmo tempo, deixa-las expostas para os visitantes. Inicialmente, esse móvel passou a ser mais usado na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, ele foi trazido com a vinda da corte portuguesa.

De lá pra cá, a cristaleira antiga já teve muitos usos e hoje passou a, novamente, fazer parte das decorações, sendo sinônimo de criatividade e contribuindo para a organização da casa.

Se você quer dispor de uma bela cristaleira antiga na sua residência, a principal dica é evitar deixar a sua decoração com cara de ‘casa de vó’, para isso, aposte em novos usos para a cristaleira antiga, cores mais modernas e integração com os demais móveis do ambiente.

Mantendo o uso tradicional da cristaleira antiga

cristaleira antiga 1

 

Apesar de ela não ser mais usada apenas para guardar louças, ainda existem muitas pessoas que sonham em ter a cristaleira antiga para guardar seus pratos, copos, taças e muito mais. Por isso, é possível ainda utilizar esse móvel com a sua função original.

O risco, aqui, é cair em uma decoração tradicional e com cara de ultrapassada. Para evitar isso, tente mesclar a cristaleira antiga com objetos mais modernos e outros estilos decorativos.

Se você gosta do estilo retro/vintage pode apostar em compor sua sala de jantar com móveis de épocas completamente diferentes, como uma mesa moderna em tom claro e cadeiras clássicas coloridas, por exemplo. Esse contraste de épocas e cores fará com que a sua decoração, mesmo contando com móveis antigos, fique original e ganhe um novo frescor.

Não tente compor a sua sala de jantar como se fosse um mostruário de uma loja de antiguidades, pois isso não é o que prega o estilo vintage/retro. Neste estilo de decoração, busca-se criar uma concepção moderna e única para o ambiente através do uso de móveis de diversas épocas e estilos.

Por isso, como a cristaleira antiga é um móvel que chama bastante atenção, tome mais cuidado com o restante das suas escolhas. Outra dica para fazer uma nova releitura da sua cristaleira antiga é pintá-la com cores mais fortes, como o amarelo, o vermelho, o azul esverdeado, entre outras opções.

Novos usos: cristaleira antiga invade novos ambientes

cristaleira antiga 9

Se você gosta de brincar com os estilos decorativos e dar uma nova função à móveis antigos, então comece agora mesmo a usar a cristaleira antiga na sua casa. Assim como os aparadores, as cristaleiras são extremamente versáteis e podem ganhar muitas variações de uso.

– Cristaleira antiga no home office: este é um ambiente muito bacana para dispor da sua cristaleira. Ela poderá ajudar na organização do cômodo, guardando livros e outros materiais de escritório. Caso você use o ‘home office’ como ateliê de artesanato ou de pintura, a cristaleira também poderá lhe ajudar a deixar todas as suas linhas, tintas e outros itens organizados.

– Cristaleira antiga na sala de estar: caso a sua sala seja um pouco mais espaçosa, dispor de uma cristaleira pode trazer um ar diferenciado a sua decoração. É possível usá-la para guardar (e expor) as suas coleções, seus discos de vinil, itens de viagens, esculturas, pedras, velas e muitos outros bibelôs, de forma elegante e organizada.

– Cristaleira antiga no quarto: a versatilidade desse móvel é imensa e basta colocar a sua criatividade para trabalhar e verá a enorme possibilidade de uso. No quarto, ela pode ser usada como mini armário, sapateira, porta joias e maquiagens e outros itens que você queira cuidar.

– Cristaleira antiga no banheiro ou lavabo: que tal dispor de uma linda cristaleira no seu banheiro para ajudar a organizar itens como toalhas, sabonetes, sais de banho e muito mais? Além de deixar tudo em ordem, a cristaleira antiga ainda traz um charme incrível para esse ambiente.

– Cristaleira antiga como mini bar: sabe aquele espaço entre a sala de jantar e de estar que você não tem ideia de como preencher? Que tal montar um mini bar? Para isso você poderá usar a sua cristaleira antiga como porta bebidas e combinar com uma cadeira ou um carrinho de bebidas, tudo de acordo com o seu espaço.

– Cristaleira antiga na cozinha: nesse ambiente, a cristaleira pode fazer as vezes do armário, mas guardando itens que ficam bacanas de serem expostos, como açucareiro, temperos, potes de vidro com farinhas e etc.

Mas, o que guardar na minha cristaleira antiga?

cristaleira antiga 3

Você já percebeu a versatilidade de usos da cristaleira antiga, não é mesmo? Ela pode estar presente em vários ambientes e, por isso, guardar todos os tipos de objetos.

Mas, é importante destacar que uma das características da cristaleira é dispor de portas de vidro (se não toda, em pelo menos uma parte do móvel) para tornar visível o seu interior.

Dessa forma, é importante escolher bem os objetos que deseja exibir e manter a organização. Você pode usar essa parte da cristaleira apenas como decoração (colocando vasos e velas, por exemplo), ou destacando itens que gosta, como livros, discos de vinil, pequenos objetos e outros mimos.

Se você quer manter o uso original da cristaleira antiga, lembre-se de expor as suas louças mais bonitas e finas, de preferência taças de cristal e em outros materiais mais nobres.

Caso prefira usar o móvel no quarto, deixe a mostra seus sapatos mais especiais, por exemplo, ou, na cozinha, faça combinações com potes bonitos com farinha, castanhas e outros alimentos esteticamente agradáveis.

Lembre-se de deixar as peças mais decorativas (e bonitas) no nível dos olhos, assim quando alguém olhar para a sua cristaleira logo verá seus objetos de maior destaque.

Uma dica muito bacana é adicionar espelhos às cristaleiras, fazendo com que elas pareçam maiores e mais amplas, além de destacar os objetos do seu interior.

Você pode conseguir dar um efeito mais moderno a sua cristaleira antiga fazendo uma nova pintura, usando pátina na madeira ou até mesmo aplicando papel contact para fazer algum desenho.

E, claro, antes de escolher a sua cristaleira antiga, sempre considere o seu uso. É possível encontrar vários modelos de cristaleiras com diferentes proporções, algumas são mais altas, outras mais profundas, existem versões com mais prateleiras e assim por diante. Pense em quais objetos a sua cristaleira antiga irá receber, no espaço que tem disponível e em como ela irá se encaixar com os demais móveis do ambiente.

Você poderá optar por usar uma cristaleira tipo buffet (com portas e gavetas na parte inferior), uma cristaleira pequena (ideal para espaços menores), uma cristaleira simples  e outros modelos, dependendo do que você irá guardar (e exibir) nesse móvel.

Veja mais algumas fotos para se inspirar:

cristaleira antiga 2 cristaleira antiga 4 cristaleira antiga 5 cristaleira antiga 7 cristaleira antiga 8 cristaleira antiga 10
E você, o que acha de usar a cristaleira antiga na sua decoração? Já elegeu o melhor espaço e uso para ela? Deixe um comentário pra gente com a sua opinião e dica de uso – já que cada pessoa possui uma forma carinhosa de dispor da sua cristaleira antiga.

5/5 - (1 vote)

você pode gostar

1 Comment

Dinaral 1 de novembro de 2017 at 11:26

inspiradoras ! Vamos utilizar de forma criativa a cristaleira antiga, herança de minha avó paterna na casa de sua bisneta!!!

Reply

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.