Vaporizador de ambientes Como escolher

Vaporizador de ambientes – Como escolher

Deseja utilizar uma solução segura e saudável para os tempos secos em sua residência? Confira mais sobre o uso de vaporizador de ambientes e inspire-se!

Vaporizador de ambientes: ar quente, elimina bactérias e é baratinho

Bem, para começarmos a conversa, primeiro precisarmos entender do que estamos falando.

Por ser uma tecnologia mais antiga, o vaporizador de ambientes tem sido pouco conhecido. Na verdade, trata-se de um equipamento que aquece a água até a temperatura de ebulição, fazendo com ela vá evaporando aos poucos, umidificando o ar.

Vaporizador de ambientes - Como escolher 8

Como visto, o vaporizador de ambiente funciona com energia elétrica, calor e água – três possíveis causadores de problemas, mas que, se bem usados, podem vir a calhar na hora de sopesar as vantagens e desvantagens de se ter uma vaporizador.

Vaporizador de ambientes - Como escolher 7

Como vantagens, podemos apontar o seguinte:

  •      A água é fervida antes de evaporar e ir para em nossos sistemas respiratórios, portanto, a chance de alguma bactéria se instalar em nosso sistema é pequena. Isso é mais importante quando se considera que uma das maiores motivações para adquirir esse tipo de produto é, na maioria das vezes, a qualidade de vida de crianças, quase sempre mais sensíveis às doenças respiratórias;

Vaporizador de ambientes - Como escolher 6

  •      Por ser uma tecnologia mais simples, costuma ser mais barata, o que se torna extremamente relevante para aquelas famílias que têm um motivo transitório para necessitar de um controle maior da umidade do ar – por qualquer motivo, seja para recuperação de alguma situação respiratória passageira, por exemplo.

 

  •      Justamente por trabalhar com calor, em situações não extremas, o vaporizador pode servir para ajudar no controle de temperaturas baixas, isto é, por trabalhar com vapor quente, ele tende a deixar o ambiente em que está instalado mais quente.

Vaporizador de ambiente: desvantagens e o perigo para crianças

Como dissemos no início, o vaporizador de ambiente pode ser uma excelente opção para quem precisa controlar a umidade do ar, mas é necessário que tomem certas precauções, principalmente porque o vaporizador trabalha com uma mistura de calor, água e eletricidade.

Vejamos os riscos inerentes à utilização de um vaporizador:

a) Água fervente

Como dissemos, a tecnologia do vaporizador de ambiente utiliza energia elétrica para aquecer a água, que fica fervendo, enquanto evapora. Isso traz as vantagens que já mostramos acima, mas também um risco: a possibilidade de queimaduras, principalmente em crianças, que pode decorrer de acidentes com água quente.

Vaporizador de ambientes - Como escolher 5

Enquanto ferve, a água fica em um reservatório e, se o aparelho estiver em locais ao alcance de crianças, estas podem, ao tentar alcança-lo, derrubar a água quente.

Por isso, é importante pensar em locais seguros para deixar o vaporizador.

b) Condensação

Uma vez que o vaporizador usa vapor quente, as gotículas que saem dele são grandes e mais pesadas. Isso faz com que as gotículas que saem do vaporizador de ambientes façam aparecer a condensação mais facilmente, principalmente nos vidros. Isso pode ser um problema em épocas mais frias ou em casas com problemas de umidade, já que do que o mofo mais gosta é um tapete, uma parede úmidos.

Vaporizador de ambientes - Como escolher 6

c)      Choque

Outra situação que sempre deve ser levada em consideração é a possibilidade de choques elétricos, resultantes da soma de água e utilização de reservatório de água fervente. É claro que atualmente estamos mais acostumados à utilização de eletrodomésticos, fazendo com que as chances de haver acidentes elétricos diminuam muito.

 

Mas nunca podemos esquecer que aparelhos elétricos que utilizam água oferecem grandes riscos de choque. Por isso, é obrigatório ler o manual de instruções do aparelho para que não haja qualquer imprevisto.

Vaporizador de ambientes - Como escolher 4

Vaporizador de ambientes x umidificador de ambientes: ar quente x ar frio, saúde para as crianças

Até agora explicamos o que é bom e o que é ruim em um vaporizador de ambientes. Achamos importante destacar inclusive os pontos negativos porque nosso leitor precisa de toda a informação possível para escolher o produto mais adequado.

 

E agora achamos que devemos esclarecer mais ainda.

Isso porque há um produto muitíssimo parecido: o umidificar de água.

 

Umidificador de água é aquele aparelhinho que vira moda em lojas em épocas de calor, jogando uma fumacinha branca que vai par ao chão. Queremos deixar bem claro as diferenças entre eles, porque nesta conversa falamos do vaporizador, não do umidificador.

 

Bem basicamente, o umidificador de ar usa tecnologias mais complexas do que a do vaporizador de ambientes. Normalmente, em vez de usar água fervente, utiliza frequências ultrassônicas que quebram a água em minúsculas gotículas e as lança no ar. Não há água quente, não há contato de partes elétricas com a água.

Vaporizador de ambientes - Como escolher 3

Os principais pontos do umidificador são que ele, por não ferver a água para vaporizala, precisa que seja utilizada água limpa, pois não há calor para matar as bactérias (que podem facilmente entrar em nosso sistema respiratório).

 

Além disso, como qualquer um que já passou por aquelas lojas já deve ter visto, a “fumaça” criada pelo umidificador é fria e vai para o chão, sempre que possível. Isso pode levar à um fato um pouco estranho: se o umidificador ficar ligado por muito tempo, pode ocorrer de molhar o chão que fica abaixo dele (ou o móvel em que ele fica apoiado).

 

Mas também há vantagens.

 

Como a forma de criação da fumaça de água é fria, as gotículas (por serem menores) demoram um pouco mais para condensar nas pares, janelas e móveis, causando menos possibilidade de criação de mofo; ainda, como essa fumaça é fria, ela causa pouca alteração na temperatura do ambiente, ajudando muito a garantir a qualidade do ar mesmo em dias quentes.

Vaporizador de ambientes - Como escolher 2

Um vaporizador de ambientes é um excelente meio para garantir que nossa família possa desfrutar de um ar de qualidade em qualquer época, sem ter de ficar procurando receias malucas gambiarras ou deixando água parada (vocês sabem: mosquitos, mal cheiro, etc.)

Vaporizador de ambientes - Como escolher

O que achou de saber mais sobre o uso de vaporizador de ambientes para sua residência? Não deixe de comentar e de conferir o conteúdo exclusivo que preparamos para você!

 


Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.