Deseja conhecer mais sobre o mundo do design de interiores? Elaboramos um completo artigo com tudo que você precisa saber sobre design de interiores!
Muitos de nossos leitores nos procuram desejando mais informações a respeito do curso de design de interiores, as atribuições que tem um profissional de design de interiores, seu salário, seus estudos e mesmo quais as áreas de atuação dentro do mercado de trabalho e, pensando nisso, buscamos elaborar um artigo completo e detalhado para esclarecer essas e outras dúvidas que notamos serem comuns em relação ao mercado de design de interiores. Se você aprecia a criação de ambientes bonitos, elegantes e atraentes e deseja conhecer mais sobre essa profissão ou mesmo saber como se tornar um designer de interiores de sucesso, não perca tempo e confira nosso artigo!
Buscamos esclarecer as principais dúvidas que recebemos em nossa caixa de mensagens, mas caso sua dúvida não tenha sido esclarecida em nosso artigo, não deixe de comentar abaixo perguntando ou questionando algum assunto que você deseja saber. Este artigo, assim como outros que já elaboramos para o Atelier Clássico, são feitos com a sua ajuda e para você. Não deixe de participar e sugerir pautas, assuntos, dúvidas ou sugestões no campo de comentários!
O que é Design de Interiores?
A dúvida mais comum de nossos leitores trata exatamente desta questão: o que é Design de Interiores? O Design de Interiores, segundo os próprios profissionais da área, é uma evolução estética e técnica da decoração tradicional, advinda da necessidade cada vez maior e da busca cada vez mais frequente por espaços urbanos detalhados e personalizados, o que vem de encontro aos avanços tecnológicos, de materiais e mesmo dos estilos decorativos, fazendo com que o profissional de decoração tenha que buscar aprimoramento para se manter competitivo, fazendo com que seja necessário mais competência, habilidade técnica e conhecimentos mais avançados para elaborar seus projetos.
A formação do designer de interiores provém de um curso mais elaborado e que se aprofunda mais em âmbitos que, anteriormente, o decorador não tinha conhecimento, dando ao profissional uma vasta gama de opções para seu trabalho, além de contar com conhecimentos de diversas áreas de aprendizado e com uma grade de conteúdo multidisciplinar, com elementos de Design, de Engenharia Civil, de Arquitetura, de Artes e até mesmo de conhecimentos legais e contábeis, já que o profissional que exerce esse tipo de profissão geralmente é autônomo ou freelancer.
Dentro do curso de design de interiores, o profissional aprenderá a lidar com elementos como o layout do ambiente, trabalhar com a aplicação e usos do gesso na decoração, projetar elementos e móveis, escolher e planejar revestimentos, permitindo que ele seja cada vez mais presente e fazendo com que seu projeto seja inovador, interessante e moderno, além de ter sempre o cuidado de elaborar projetos dentro das normas técnicas profissionais e de segurança.
Design de Interiores X Design de Ambientes – Qual a diferença?
Outra questão bastante comum dentre nossos leitores, a diferença entre design de interiores e design de ambientes de acordo com os profissionais da área, é apenas uma dissidência de nomenclatura, já que os profissionais do curso de Design de Interiores não estão limitados à atuação somente em ambientes externos, enquanto os designers de ambientes não realizam projetos exclusivamente para a área externa, o que faz com que ambos tenham funções similares, sendo que os cursos profissionalizantes nessa área já estão deixando de lado o uso da segunda nomenclatura, visando evitar confusão dentro do mercado e também no cliente no momento da escolha.
Quais as áreas de atuação do Designer de Interiores?
A busca por áreas de mercado que apresentem espaço para diversos tipos de atividade profissional também é uma das questões pertinentes que nossos leitores nos fizeram com relação ao mercado de design de interiores, sendo que esta é uma das profissões mais amplas em área de mercado, já que permite a atuação do profissional dentro de diversos nichos de mercado, como os seguintes:
- Elaboração de projetos de decoração de ambientes internos e externos de imóveis residenciais, comerciais, industriais, feiras, estandes, monumentos e todos os ambientes onde se faz necessário o conhecimento de design visual.
- Elaboração de projetos de paisagismo, jardinagem, fachadas, eventos, reuniões ou projetos sociais, visando uma comunicação visual e estética mais eficiente.
- Desenvolvimento de projetos de interiores de automóveis, embarcações, aviões executivos, dentre outros.
- Elaboração de projetos visuais para estúdios de televisão, jornalismo, cinema, teatro, em especial na área de cenografia.
- Elaboração de design de ambientes em projetos visuais como jogos, vídeos, clipes ou filmes.
- Desenvolvimento de produtos voltados ao mercado de design, como móveis, luminárias, objetos de iluminação diversos, acessórios e elementos decorativos.
- Redação e tutoria de materiais de decoração e design, como artigos, panfletos, guias ou livros de design de interiores.
- Lecionar em universidades ou faculdades, produzindo conteúdo, dando palestras, seminários ou cursos referentes às diversas áreas relacionadas ao design.
Diferença entre “Design de Interiores” e “Designer De Interiores”
Uma questão que costuma levantar diversas dúvidas sobre este assunto está na diferença entre “design de interiores”, que é o curso e também a profissão, e “designer de interiores” é o profissional que trabalha com design, sendo que as duas nomenclaturas não se confundem no seu sentido. É bastante comum ouvir de pessoas leigas o uso incorreto dos termos design e designer, como quando se diz “o designer do objeto é incrível” ou quando se diz “contratei um design ótimo”.
No primeiro caso, se está elogiando o profissional, mas a intenção é elogiar a peça, a frase está incorreta. Já no segundo exemplo, a não ser que você esteja se referindo à contratação de um projeto de design que é ótimo, o uso está incorreto, já que design é apenas a parte visual, enquanto o profissional sempre será chamado de designer.
Este artigo é a primeira parte de uma série de artigos que iremos trazer para você, leitor do Atelier Clássico, visando esclarecer maiores detalhes sobre as profissões voltadas ao mundo do design de ambientes e da decoração, por isso não deixe de acompanhar os próximos!
Gostou de conhecer mais sobre o design de interiores? Não deixe de conferir todo o conteúdo exclusivo que o Atelier Clássico preparou para você!
1 Comment