significado das cores para o quarto de bebê

Significado das cores para o quarto do bebê de acordo com o Feng Shui

Compreenda qual o significado das cores para o quarto do bebê e escolha o tom correto para a sua decoração!

Um dos locais mais importantes na hora de decorarmos é sem dúvida o quarto do bebê, por isso muitos pais têm dúvidas sobre o significado das cores, já que eles podem influenciar no humor e até mesmo na saúde dos pequenos.

Existem basicamente duas técnicas que consideram a influência das cores sobre nós e sobre a energia da nossa casa, sendo a cromoterapia e o Feng Shui. A primeira é inclusive reconhecida pela Organização Mundial de Saúde – a OMS-, sendo utilizada para curar doenças e vários problemas de saúde e a segunda é uma técnica milenar chinesa que visa balancear as nossas energias através do equilíbrio dos 5 elementos da natureza – que também têm relação com as cores.

Se você se interessa por esse tema e quer acertar no tom do quartinho do seu bebê, veja as dicas importantes que separamos!

Como as cores podem influenciar a saúde e o bem estar do bebê?

significado das cores para o quarto de bebê

Como dissemos, existem alguns estudos que mostram que as cores são, na verdade, frequências vibratórias e comprimentos de onda diferentes, que são captados por nosso olho de maneira distintas. Justamente pela sua frequência é que as cores podem influenciar o nosso corpo e as nossas emoções.

A Cromoterapia é uma das técnicas mais usadas na hora de descobrir o significado das cores para o quarto do bebê e como utilizá-las da maneira mais adequada. Nessa terapia, considera-se as setes cores do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul índigo e violeta) para tratar os centros de energia do nosso corpo, que são os chakras.

De acordo com os historiadores, essa técnica já era usada desde os antigos egípcios, mas apenas chegou ao Brasil no século XIX. Acredita-se, contudo, que a cromoterapia usada hoje em dia possui as suas raízes ligada a Ayurveda – uma especialidade médica praticada na Índia há milhares de anos e que também fazia associações entre as cores e os chakras, sendo que cada chackra corresponde a um órgão e cada órgão a uma cor.

Significado das cores para o quarto do bebê de acordo com a Cromoterapia

Na hora de decidir pelas cores mais adequadas para o quarto do bebê, você pode considerar o significado usado na Cromoterapia e ficar atento, principalmente, as emoções que são estimuladas com o uso de cada tom.

significado das cores para o quarto de bebê

  • Vermelho: É uma cor muito poderosa e é preciso ter cuidado com o seu uso, já que, quando em excesso, ela pode provocar nervosismo e estimular a ansiedade. Além disso, ela também está relacionada à circulação sanguínea e a paixão. Em quartos de crianças, o excesso de vermelho pode favorecer a hiperatividade e dificultar o repouso. Para a cromoterapia, essa cor está associada ao chakra básico que comanda a coluna vertebral.
  • Laranja: Uma mistura entre o amarelo e o vermelho, o laranja é capaz de favorecer alegria, estando vinculada a autoestima e a criatividade. Ela está associada ao chackra umbilical, que influencia o poder de tomar decisões.
  • Amarelo: Um tom que costuma aparecer em alguns detalhes dos quartinhos de bebês e que é considerado inspirador, além de representar a materialização dos sonhos e estimular a criatividade. O uso do amarelo nos ambientes é capaz de trazer certo aquecimento e um pouco de agitação, por isso deve ser dosado para que o ambiente da criança não fique muito estimulante e atrapalhe o seu descanso. Já para crianças mais quietinhas e tímidas, o amarelo pode ajudar a estimular o fluxo emocional e melhorar o humor.
  • Verde: É a cor ligada ao coração, ao amor e à cura de doenças, além de ter um poder calmante e estar vinculada à esperança. O verde também é responsável por aumentar a nossa imunidade, já que a sua frequência atua no quarto chackra.

significado das cores para o quarto de bebê

  • Azul: Cor ligada à tranquilidade, à paz e à calma. Por isso, ela é muito recomendada para os quartinhos de bebê, principalmente o azul claro que é um dos tons mais relaxantes que existem. Além disso, essa tonalidade ainda possui propriedades analgésicas. O azul está ligado ao chackra laríngeo que atua no sistema respiratório e faz a gestão da expressão verbal.
  • Azul Índigo: Esse tom está ligado às aspirações espirituais e mentais, conectando a sua mente com a mente de Deus. Por isso, é muito indicada para ambientes que necessitam de criatividade e de novas ideias ou para se livrar da negatividade. O índigo está relacionado ao chackra frontal que controla o sistema nervoso.
  • Violeta: A luz violeta possui a capacidade de se comunicar com todos os chackras, além de se relacionar com a estabilidade e a paz na consciência. Ela é responsável por promover a concentração e elevar a autoestima. No nosso corpo, o violeta tem relação com o chackra coronário, sendo capaz de acalmar os nervos e os músculos, além de eliminar infecções e inflamações.

O Feng Shui, as cores e o balanço energético

significado das cores para o quarto de bebê

Outra técnica muito usada para quem busca saber o significado das cores para o quarto do bebê é o Feng Shui, uma conhecimento chinês e milenar que busca equilibrar as energias na nossa casa.

Para o Feng Shui, as cores estão associadas aos 5 elementos da natureza (fogo, terra, metal, água e madeira) que devem estar em equilíbrio para termos um ambiente acolhedor e que favoreça o fluxo das boas energias, melhorando o nosso equilíbrio pessoal.

Justamente por tudo isso, considerar as cores adequadas de acordo com o Feng Shui pode trazer inúmeros benefícios ao desenvolvimento do seu bebê, deixando-o mais calmo, com mais saúde e com a energia adequada para o seu crescimento.

Significado das cores para o quarto do bebê de acordo com o Feng Shui

No Feng Shui, as cores estão relacionadas à determinados elementos da natureza e por isso podem ter significados diferentes em nosso balanço energético, sendo:

  • Branco: Muito usado como um padrão neutro. Essa cor está ligada ao elemento metal e quando em excesso pode dar ao ambiente uma sensação de frieza, vazio e hostilidade. O ideal é sempre colocá-lo em balanço com tons mais quentes e vibrantes. Quando usado com moderação, o branco oferece pureza e melhora a concentração.
  • Lilás e violeta : Estão ligadas ao elemento fogo e se associam a espiritualidade, além de trazer sossego, calma e tranquilidade. Ambas as tonalidades possuem um efeito purificador, sendo capaz de transformar as energias negativas em positivas, mas, quando em demasia, pode trazer depressão e ansiedade.
  • Rosa: Também relacionada ao elemento fogo, o rosa exerce um forte efeito relaxante e está relacionado à ternura, à inocência e à ingenuidade. Seu uso é indicado para locais em que buscamos estar relaxados e calmos, por isso ele é muito recomendado para os quartinhos de bebê.
  • Azul: Essa cor é relacionada ao elemento água e também é responsável por trazer uma sensação de tranquilidade, frescura e paz para aos ambientes, além de promover um equilíbrio e uma harmonia nas energias. Os tons de azul mais claro são muito indicados para os quartos de bebê, porque ajudam a transmitir calma e serenidade.

significado das cores para o quarto de bebê

  • Verde: Está relacionada ao elemento madeira e expressa esperança e vitalidade e por isso costuma ser muito empregada nos quartos infantis. Além disso, o verde está relacionado ao equilíbrio, ao crescimento e à saúde.
  • Amarelo: É uma cor relacionada à estabilidade e a segurança energética, representando a comunicação, o foco, o entusiasmo, a tolerância e a concentração. No Feng Shui, essa é uma cor relacionada ao elemento fogo e também tem relação com a sorte, o poder e a riqueza, além de alegrar os ambientes. Como é um tom que estimula os sentidos, é mais recomendado para os quartos de brinquedos.
  • Laranja: Também relacionado ao elemento fogo, esse tom que fica entre o amarelo e o vermelho transmite entusiasmo e alegria, estando relacionado à fartura, ao otimismo e o poder. O laranja estimula a sociabilidade e a criatividade.

Outras dicas do Feng Shui para o quarto do bebê

significado das cores para o quarto de bebê

Além das cores, o Feng Shui também recomenda alguns outros cuidados para esse ambiente, como:

  • Deixar a cama ou o berço sempre de frente para a porta de entrada, de modo que a criança consiga ver quem está entrando no quarto;
  • Evitar colocar a cama ou o berço com os pés voltados para a porta;
  • Não colocar prateleiras sobre o berço ou a cama;
  • Colocar os quadros sempre na altura das crianças;
  • Evitar aparelhos eletrônicos como televisão e computador, para que a criança possa ter uma noite de sono tranquila;
  • Móbiles e outros objetos sobre a cabeça do neném podem sufocar as energias. Por isso opte por pendurar esses itens e as prateleiras do lado do berço;
  • Diminua o barulho e o tom de voz no quarto do bebê, demonstrando respeito àquele espaço;
  • Busque tornar o ambiente arejado, alegre e suave, propiciando o relaxamento da criança;
  • Evite o acumulo de objetos e “penduricalhos” que podem prejudicar o equilíbrio energético;
  • Use aromas que ajudam a criar um ambiente mais tranquilo como lavanda, tangerina e eucalipto.

E, então, o que achou das nossas dicas sobre o significado das cores para o quarto do bebê? Já ficou mais fácil pensar na decoração ideal agora? Deixe-nos um comentário.

 

 


Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.