Veja as principais dicas para ter uma sala de jantar estilo Provençal e arrasar na decoração! Muitas fotos incríveis e inspiradoras para você modificar esse espaço hoje mesmo.
A sala de jantar tem ganhado muita atenção de decoradores e amantes da área, afinal é um espaço único de convívio e que sempre é notado quando recebemos visita. Com a ascensão do estilo provençal, muitas pessoas têm se questionado se é possível utilizá-los em suas salas de jantar.
E a resposta é sim, lógico. Esse é um estilo que pode ser usado em todos os ambientes da casa e que fica muito bacana quando mesclado com outros tipos de decoração. Se você quer ter uma sala de jantar estilo provençal, então precisa continuar a leitura do texto.
Nele, você irá aprender:
- O que é o estilo provençal
- Como usar o estilo provençal na sala de jantar
- Sala de jantar estilo provençal e cozinha americana
O que é o estilo provençal?
Antes de sair por aí trocando todos os móveis da sua sala de jantar, é importante que você entenda o que é o estilo provençal.
Como o próprio nome sugere, esse estilo nasceu na cidade de Provença, no sul da França e era muito utilizada pelos camponeses, que na época nem imaginavam que seus móveis e objetos serviriam de base decorativa para várias casas ao redor do mundo.
O estilo provençal une delicadeza, romantismo, móveis mais rústicos, a beleza das flores e de peças em tons mais claros e simples. É um estilo que nos convida a fazermos uma verdadeira viagem no tempo, trazendo bastante aconchego para os espaços.
Em geral, estão presentes algumas características, como:
- Móveis em tons mais claros (sendo muito comum o uso do branco);
- Madeiras e estampas delicadamente trabalhadas;
- Pátinas;
- Estampas florais;
- Móveis com aparência mais antigos e até desgastados;
- Quadros com pinturas suaves;
- Muita madeira e espelhos;
- Tons pasteis, pálidos e suaves;
A história do estilo provençal está muito ligada a vida nos castelos franceses. Na verdade, na época do surgimento desse estilo, os camponeses desejavam imitar as peças luxuosas de decoração da corte francesa dos séculos XVI e XVII.
Mas, sem condições de manter todo o exagero da decoração real, os camponeses começaram a fazer peças diferentes e que se baseassem no mesmo estilo. Para tentar esconder as marcas do tempo e os defeitos dos móveis feitos com madeira inferior, eles inventaram uma mistura de gesso e cola (chamada de gessocré).
Essa mistura era passada sobre os móveis, de modo a disfarçar os defeitos da madeira. Mas, com o tempo, essa espécie de pátina acabava se desgastando e o móvel adquiria uma característica de envelhecido – que virou uma das principais marcas do estilo provençal.
Como esse estilo surgiu na área rural francesa, é normal que ele tenha uma pegada mais rústica e, justamente por isso, combine tão bem com peças desse outro tipo de decoração.
Além de estilo provençal, esse tipo de decoração também é chamado de fresh country style.
Sala de jantar estilo provençal: como usar?
A sala de jantar estilo provençal é super indicada para aquelas pessoas que desejam tornar o ambiente mais aconchegante e romântico. Assim como em qualquer espaço é importante que você siga algumas “regras” que fazem com que o cômodo seja enquadrado dentro do estilo provençal.
-
Aposte em tons pasteis e suaves
Uma das características mais marcantes da decoração provençal é o uso de tons mais suaves e até pálidos, como os tons pasteis e neutros. Mesmo eles sendo a base da sua decoração, isso não significa que você não pode dar um toque de personalidade.
Nesse caso, uma ideia é fazer algumas combinações com tons um pouco mais vibrantes em alguns detalhes da sua sala de jantar. Além de dar um toque só seu ao décor, você ainda moderniza um pouco o estilo – o que proporciona um resultado final muito bacana.
-
Móveis desgastados
Você já deve ter notado que o estilo provençal usa muito móveis com pátinas e com aspecto mais antigo. Essa é uma das premissas desse estilo e que deve estar presente na sua sala de jantar. Se você não quiser que todos os móveis tenham essa aparência, você pode escolher usar só a mesa provençal com cadeiras de outro estilo, cadeiras provençais e uma mesa neutra ou um aparador provençal, por exemplo.
Embora os móveis tenham esse aspecto de antigo, nem sempre eles o são. Na verdade, você pode sozinho transformar um móvel novo em provençal através de uma pintura especial.
-
Lavanda e flores
Não existe uma decoração provençal sem a presença das flores, sobretudo da lavanda – que é uma espécie bastante característica da região de onde surgiu o estilo. Para isso, tente incorporar a beleza dos campos de flores da zona rural francesa na sua decoração.
Você poderá usar belos arranjos de lavanda e outras flores do campo para decorar a sua mesa ou aparador. O ideal é optar por vasos que mantenham esse aspecto de desgastados pelo tempo.
-
Pense nas paredes
Elas são super importantes para qualquer decoração, já que ajudam a emoldurar o ambiente. No estilo provençal são responsáveis por darem esse ar “camponês” ao espaço.
Por isso, você poderá usar uma paleta com poucas cores (de duas a três, no máximo) e variar as tonalidades. Além disso, use alguns objetos para trazer esse clima como espelhos decorativos, quadros com molduras mais antigas e fotos vintage. Só não exagere, ok?
Lembre-se que é importante fazer um balanço, afinal você não quer deixar a sua casa totalmente como a de um camponês de séculos passados.
-
Preste atenção aos detalhes
Eles são fundamentais para trazer mais delicadeza a qualquer decoração, ainda mais para o estilo provençal que é super romântico. Assim, você poderá usar cortinas estampadas, elementos decorativos como velas e castiçais e estampas florais nos estofados das cadeiras, por exemplo.
Outra dica muito bacana é apostar em lustres um pouco mais requintados, como as peças de cristal – que ajudam a passar essa sensação de romantismo de séculos passados.
-
Mescle com elementos rústicos
Um dos problemas do estilo provençal é que, quando abusamos dele, podemos ter um ambiente majoritariamente feminino. Para não correr esse risco, uma boa dica é mesclá-lo com elementos mais rústicos, que casam muito bem e ainda ajudam a equilibrar a sua decoração.
Você poderá usar gaiolas antigas como centro de mesa (com velas e flores, por exemplo), um banco de madeira substituindo as cadeiras, uma toalha de linho e outros detalhes mais relacionados a vida no campo.
-
Seja discreto
Apesar das inúmeras possibilidades de acessórios e itens decorativos, lembre-se que o estilo provençal é discreto e charmoso. Por isso, tenha a máxima de que “menos é mais” e não “entulhe” a sua sala de jantar com várias peças e móveis.
Sala de jantar estilo provençal e cozinha americana
Se você possui um ambiente conjugado, como as salas de jantar com cozinha americana, não é necessário usar o mesmo estilo em ambos os cômodos, mas é importante ter uma continuidade dos espaços – já que eles são integrados e uma ruptura brusca pode não ter um bom efeito visual.
Caso você queira manter o charme provençal também na sua cozinha, você poderá continuar seguindo as dicas acima. Para isso, tente:
- Deixar os armários em tom neutro, de preferência em madeira branca;
- Use vasinhos de flores;
- Mescle com tons pastéis e busque dar mais delicadeza ao espaço;
- Faça um balanço, trazendo modernidade com eletrodomésticos em inox ou piso em cimento queimado, por exemplo;
- O mix de madeira clara e escura também ajuda a trazer um pouco mais de personalidade a sua cozinha americana;
Ainda tem dúvidas de como aplicar todas essas dicas? Veja essas imagens inspiradores de sala de jantar estilo provençal:
Lembre-se que, apesar de todas essas dicas, é sempre importante que a sua decoração transmita a sua personalidade e deixe o seu ambiente aconchegante e confortável. Assim, caso você prefira, poderá apenas pontuar a sua sala de jantar com o estilo provençal e mesclá-lo com uma base moderna ou rústica, por exemplo.
Para que a sua sala de jantar não fique destoante do resto da casa é importante que outros ambientes também tenham relação com o estilo provençal, principalmente se a sua sala de jantar for integrada com a cozinha e a sala de estar.
Nesse caso, manter a unidade decorativa pode deixar o ambiente mais aconchegante e harmônico. Isso não quer dizer que toda a sua casa deve ter a aparência provençal, mas ter alguns detalhes que remetam a essa decoração nos ambientes, pelo menos, próximos é de suma importância para que você consiga um ambiente conciso e uma decoração coerente.
Gostou das nossas dicas para decorar uma sala de jantar estilo provençal? Se você ainda tiver dúvidas sobre esse assunto, deixe-nos um comentário. E não se esqueça de compartilhar essas ideias com os seus amigos amantes da decoração, em suas redes sociais.
Deixe uma resposta