A poltrona retro, além de charmosa, ajuda a compor a decoração de salas e deixar o ambiente mais confortável e aconchegante

A poltrona retro é uma peça que vem ganhando destaque em diversas composições e decorações, porque ela traz conforto, graciosidade e estilo ao ambiente.

Engana-se quem pensa que apenas salas maiores podem dispor de um conjunto de poltrona retro, na verdade, ela pode aparecer tanto em salas menores, como nos quartos e em outros ambientes.

Existem vários modelos de poltrona retro, o ideal é escolher aquele que mais combine com o seu estilo e com a decoração da sua casa. Antes, porém, de sair comprando a primeira que encontrar, que tal descobrir um pouco mais sobre esse assunto?

Poltrona retro, vintage, usada… são todas iguais?

poltrona retro 4

A nomenclatura pode assustar e confundir quem está começando a se aventurar pelo mundo da decoração, porém, apesar dos nomes diferentes, a ideia é basicamente a mesma: ter uma poltrona que traga para o seu ambiente o design de décadas passadas.

A poltrona retro é um móvel novo, fabricado por empresas especializadas, que apenas se baseia em designs de épocas passadas. Já a poltrona vintage é um móvel antigo (com mais de duas décadas), mas que se encontra em boas condições de uso – porque já foi reformada ou porque está bem conservada. Já a poltrona usada, em geral, é aquele móvel antigo, mas que necessita de alguns reparos e reformas para voltar à ativa.

Se você gosta da decoração com aquele ar de ‘mais antiguinho’, poderá apostar na poltrona retro ou vintage para compor seus ambientes. Independente de qual for a sua escolha, é importante buscar por peças que retratem sua personalidade e estejam de acordo com o que você busca transmitir com a decoração da sua casa.

Algumas características básicas de uma poltrona retro são: formas arredondadas, uso de madeira sem tratamento, estampas florais, psicodélicas, em xadrez ou abstratas, uso de couro envelhecido, pernas em cabriolet ou pés palitos, entre outros.

Claro que, muitas dessas características, vão depender da década em que sua poltrona retro foi inspirada, mas, em geral, as peças mais usadas tendem a ter designs semelhantes aos dos anos 50, 60 e 70.

Como escolher a melhor poltrona retro para minha sala?

poltrona retro 1

Na hora de escolher a poltrona retro que melhor se encaixa na sua sala de estar é preciso levar em consideração alguns aspectos, que ajudarão a deixar seu ambiente mais harmônico, funcional e bonito.

– entenda qual o tamanho disponível: o primeiro passo é saber qual o espaço que você dispõe para a sua poltrona retro. Lembre-se que o ideal é ter pelo menos 70 centímetros entre os móveis, para que haja uma circulação adequada. Caso a sua sala seja pequena, mas você queira dispor de um jogo de poltronas, use um sofá menor, porém, ainda assim, garanta que o espaço não ficará sobrecarregado.

– pense em peças confortáveis: de nada adianta a sua poltrona retro ser maravilhosa se ninguém consegue permanecer sentado nela. A ideia de dispor de poltronas na sala de estar é justamente promover mais espaço para que as pessoas possam sentar e ficar acomodadas. Dessa forma, leve em consideração o conforto do assento, os braços da poltrona retro e a sua funcionalidade.

– combinando tecidos e móveis: para que a sua poltrona fique adequada na sala de estar é indispensável que ela converse com os demais móveis, principalmente com o sofá. Nesse caso não é necessário que seja tudo da mesma cor ou da mesma estampa, porém é preciso que haja alguma conexão, como tonalidades semelhantes e texturas próximas. Caso queira ousar, é possível usar uma poltrona de uma cor mais chamativa, porém os demais móveis devem seguir uma linha mais neutra. Outra ideia é brincar com texturas próximas, usando tecidos diferentes para o sofá e a poltrona.

– definindo o estilo da poltrona retro: como dissemos existem muitos estilos de poltronas, de várias épocas e com inspirações diversas. O importante é que a sua poltrona esteja em sintonia com o restante da decoração. Você poderá optar por uma poltrona retro clássica e combiná-la com móveis mais modernos, ou ainda uma poltrona anos 50, com destaque para os pés palitos, e um sofá no mesmo estilo. Também é possível usar uma poltrona no estilo clássico e combiná-la com móveis de design moderno, fazendo uma simbiose entre o novo e o antigo.

Como combinar a poltrona retro com o restante da decoração da minha sala?

poltrona retro 5

Para que a sua poltrona retro não fique descolada do restante do espaço é importante conseguir compor ambientes em que os móveis e itens de decoração tenham fluidez. Por isso, separamos algumas dicas que podem lhe ajudar:

– veja quais as composições possíveis: uma poltrona retro ou duas? Essa é uma dúvida muito comum de quem está pensando em usar esse móvel na sua sala. Porém, quem irá definir a quantidade é o tamanho disponível no seu ambiente. Você poderá substituir um sofá por duas poltronas – dando mais personalidade a sua sala-, por exemplo. Quando o sofá fica de frente à TV, você poderá usar duas poltronas perpendicularmente ao sofá, ou ainda apenas uma, porém maior e mais confortável. Já se a sua sala não possui TV, aposte em duas poltronas de frente ao sofá.

– equilibre os móveis: não fique preso a regras de quais móveis devem constar em uma sala de estar, substitua o sofá por poltronas, retire a mesa de centro, brinque com pufes e faça as combinações que preferir para o seu espaço. O importante é deixar a sala com, no mínimo, 70 centímetros entre os móveis para garantir a circulação adequada.

– designs diferentes: em geral, a poltrona retro chama bastante atenção no ambiente, porque elas possuem um design diferenciado. Use isso a favor da sua sala, deixando a poltrona como destaque e usando sofás e outros móveis com linhas e retas, tendências modernas e cores neutras, por exemplo. Ou então faça combinações, com um sofá retro de uma época diferente das poltronas.

– pense nas cores: uma maneira de conseguir equilíbrio na sua decoração é pensando nas cores em que irá usar. Caso a sua poltrona retro seja mais chamativa, com estampas fortes ou cores alegres, opte por móveis com tonalidades neutras e use almofadas para fazer a ligação entre as cores do ambiente.

– visualize todo o ambiente: pense na sua sala de estar como um quadro. Para que uma pintura fique atraente ao nosso olhar é necessário que todos os pontos sejam pensados e levados em consideração na hora de compor o quadro. O mesmo ocorre com a decoração. Pense que a sua poltrona retro deverá compor o ‘quadro’ da sua sala de estar e por isso deve estar em sintonia com os móveis, objetos de decoração, tapetes e cores das paredes e cortinas.

Onde posso usar minha poltrona retro?

poltrona retro 9

Embora o local mais usual para dispor da sua poltrona seja a sala de estar, esse não é o único ambiente capaz de ganhar um charme extra com o uso do móvel.

Você poderá usar sua poltrona retro:

– no quarto: para facilitar a leitura ou mesmo para um momento de relaxamento. Nesse caso, garanta que haverá espaço para o modelo escolhido. Você poderá usar uma poltrona retro mais colorida como ponto de destaque, caso o seu quarto seja todo neutro, dando vida ao ambiente. Também é possível misturar o moderno com o antigo, usando um abajur de design contemporâneo para auxiliar a compor o espaço de leitura. Você poderá colocar sua poltrona próxima da janela, aproveitando a luz natural, ou ainda perto da cama. Nesse ambiente você também poderá optar pelas namoradeiras que dão um charme e trazem ainda mais romantismo.

– no hall de entrada: muitas casas e escritórios possuem um pequeno hall de entrada que serve para receber hóspedes ou clientes. Esse é um espaço super bacana para você dispor de uma bela poltrona retro (ou um conjunto delas). Você poderá combinar com uma mesa de centro no mesmo estilo e época da poltrona ou com algum móvel mais contemporâneo. Lembre-se de escolher um móvel que seja confortável para suas visitas e clientes.

– no escritório ou home office: a poltrona retro também combina com ambientes corporativos. No espaço do home office, você poderá dispor de um belo modelo em couro e fazer um pequeno ‘canto’ de leitura e estudo. Já no seu escritório, a poltrona pode funcionar como um aconchegante local de descanso para os dias mais tumultuados.

Já deu para notar que a poltrona retro é um móvel super versátil e que está em alta na decoração, não é mesmo? Ela traz graciosidade e charme a qualquer ambiente, além de ser um convite para o descanso.

Veja algumas ideias para se inspirar:

poltrona retro 2 poltrona retro 3 poltrona retro 6 poltrona retro 7 poltrona retro 10

Não importa se a sua poltrona retro seja da década de 50, 60, 70 ou ainda em um estilo mais clássico, o importante é que ela tenha conforto e esteja em harmonia com o ambiente escolhido. E você, costuma usar poltronas na sua decoração? Conte pra gente!


Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.