Deseja trazer mais beleza e estilo para sua casa ou apartamento sem gastar muito? Confira tudo que você precisa saber para usar papel de parede na decoração!
Decorar um ambiente de uma casa ou de um apartamento pode parecer uma tarefa difícil e desafiadora, sendo que muitas pessoas argumentam que essa é uma tarefa que exige conhecimento profissional e que pode demandar muito tempo e dinheiro, mas a verdade é que realizar um projeto de decoração pode ser mais simples e fácil do que se imagina, além de ser uma tarefa muito divertida.
É bastante comum recebermos diariamente perguntas, dicas e questionamentos de nossos leitores a respeito dos melhores projetos de decoração para este ou aquele cômodo, mas hoje decidimos tratar de uma dica que pode transformar os mais diversos ambientes e tornar a tarefa de decorar em algo mais simples, prático e eficiente: o uso de papel de parede na decoração.
O papel de parede é um dos elementos mais práticos e mais versáteis quando tratamos da decoração de ambientes internos e, por isso, é uma das opções mais eficientes quando desejamos decorar um cômodo de nossas residências de maneira elegante, bonita e confortável, já que ele permite reinventar o ambiente sem que seja necessário realizar grandes reformas.
Por que usar papel de parede na decoração?
Uma das perguntas mais comuns e frequentes sobre a recomendação de uso do papel de parede na decoração de um ambiente é bastante simples: por que usar papel de parede na decoração de minha residência? Quais são as vantagens que terei ao optar pelo uso do papel de parede ao invés da pintura das paredes de maneira convencional?
Para responder essas questões, pedimos auxílio para nossos especialistas em decoração e anotamos as respostas para você. Confira:
- Porque é mais prático: O uso do papel de parede é muito mais prático e mais eficiente do que a realização de pintura da parede, já que não exige equipamentos profissionais, não causa nenhum tipo de sujeira, respingo ou dano aos seus móveis, sendo que o papel de parede pode ser removido ou alterado de acordo com seu gosto e suas necessidades.
Além disso, também é interessante destacar que o uso do papel de parede na decoração pode ser feito de maneira autônoma, ou seja, você não irá precisar contratar um profissional especializado em aplicação do papel de parede caso não queira ou caso esteja com o orçamento mais restrito.
- Porque é mais barato: Além de ser muito mais prático do que outras opções de redecoração, o uso do papel de parede também é, no geral, mais barato do que a pintura ou a texturização das paredes, já que o material para aplicação costuma ser mais fácil e barato para ser adquirido, estando disponível em uma grande variedade de estabelecimentos.
Também é interessante ressaltar que os custos são reduzidos por não existir uma necessidade de contratação de um profissional para a aplicação, o que fará com que você economize com os gastos de pintor ou mesmo de limpeza pós-obras.
- Porque possui grande variedade: Uma das características mais atraentes do uso de papel de parede na decoração está no fato de que é possível encontrar uma grande variedade de cores, modelos, formatos, texturas e acabamentos deste tipo de material, o que faz com que seja possível escolher entre aqueles que melhor se encaixam com seu projeto de decoração e também com seu estilo decorativo.
É possível encontrar grande diversidade em papeis de parede nas lojas especializadas ou mesmo na internet, sendo possível adquirir peças de cores, formatos e modelos criativos e interessantes, sendo possível até mesmo encontrar papeis de parede que simulem outros materiais, como madeira, granito, metal ou mesmo mármore.
- Porque possui ótimos resultados: Uma das características mais importantes e mais interessantes na hora de escolher um projeto de revestimento para a decoração de sua casa ou de seu apartamento está na qualidade dos resultados obtidos pelo uso de certo material, o que faz com que o papel de parede seja especialmente interessante, já que permite obter resultados incríveis sem que seja necessário gastar uma fortuna.
Além de garantir que você terá resultados incríveis na sua decoração, o uso de papel de parede também fará com que você possa criar novos projetos decorativos ou que você redecore o ambiente com facilidade.
Como escolher o papel de parede?
Uma das dúvidas mais comuns para aqueles que escolheram utilizar o papel de parede na decoração de suas casas ou de seus apartamento está na escolha do papel de parede mais adequado para o cômodo, para o estilo decorativo escolhido e também para o orçamento, já que as diversas opções existentes podem fazer surgir dúvidas.
Confira algumas dicas para escolher o papel de parede para sua decoração:
- Escolha das cores: A escolha das cores do papel de parede utilizado na decoração de sua casa ou de seu apartamento é de crucial importância, já que ela irá determinar se os resultados serão atraentes ou se você terá que refazer a decoração, sendo importante estar atento a alguns elementos neste momento.
- Cores dos móveis: O papel de parede terá um acabamento muito melhor e muito mais interessante caso seja aplicado de acordo com as cores dos móveis que serão utilizados, sejam complementando visualmente as peças que serão utilizadas, seja criando um contraste positivo para o ambiente.
Busque cores que sejam visualmente interessantes e que permitam boas combinações para o ambiente a ser decorado com o papel de parede.
- Uso de texturas: Outro elemento importante e que deve ser observado no momento da escolha de seu papel de parede é levar em consideração se este possui texturas e, em caso positivo, se a textura do papel de parede combina com outras texturas utilizadas no ambiente e também com os móveis e peças de decoração do cômodo.
- Regra das cores: Uma dica simples e que pode fazer toda a diferença é utilizar papeis de parede de cores fortes em ambientes maiores, visando criar conforto e aconchego, enquanto papeis de parede de cores frias são melhor utilizados em ambientes pequenos, criando sensação de espaço.
O que achou de saber mais sobre o uso de papel de parede na decoração? Não deixe de comentar e de conferir todo o conteúdo que o Atelier Clássico preparou para você!
Deixe uma resposta