Os móveis rústicos estão invadindo casas grandes e pequenas, trazendo muito mais aconchego a diversos ambientes. Aprenda a usá-los de forma correta e transforme a sua decoração!
Já faz algum tempo que os móveis rústicos deixaram de figurar apenas nas fazendas ou casas de campo, passando a se tornarem destaque de decorações de ambientes na cidade e em vários outros locais.
São peças de madeira, com um ar um pouco mais antigo e que contribuem (e muito) com o aconchego, trazendo requinte e charme a vários espaços.
Se você também adora os móveis rústicos e quer incluí-los na sua decoração, não tenha medo. Seguindo alguns cuidados é possível integrá-los a vários estilos e conseguir uma combinação única. Confira as dicas que separamos!
Móveis rústicos em toda a casa?
Uma dúvida muito comum de quem começa a decorar com móveis rústicos é se esse estilo deve ser seguido em todos os ambientes da casa.
Na verdade, não existe nenhuma regra fixa em relação a isso e você pode criar ambientes com predominância da decoração rústica, outros mais modernos e outros que mesclem as duas inspirações, por exemplo.
O mais importante na hora de decorar é sempre tentar encontrar um estilo que ajude a transmitir a sua personalidade, fazendo com que você se sinta bem no espaço decorado e, claro, que alie conforto e beleza.
Atualmente, está muito em alta o uso de uma ou duas peças rústicas dentro de um ambiente contemporâneo, ajudando a pincelar o estilo sem sobrecarregar a decoração.
Essa é uma boa saída, por exemplo, para quem mora em locais pequenos, mas deseja usar os móveis rústicos – já que geralmente estes são peças maiores, que ocupam mais espaço e com um design mais pesado e imponente.
Para quebrar toda essa imponência, você poderá usar outros itens coloridos, com linhas mais leves e até com outros materiais além da madeira, como vidro, aço ou pedras naturais.
Se você possui um móvel de família (como uma cristaleira antiga ou até uma poltrona) é possível reformá-lo e incluí-lo na sua decoração, trazendo esse ar de rusticidade e também de identidade, que está muito em alta no décor atual.
Móveis rústicos na sala
Nas salas de estar ou de jantar existem muitas inspirações que você poderá usar com os móveis rústicos, deixando toda a sua decoração mais próxima desse estilo, ou mesclando com outros como o estilo moderno, o shabby chic, o provençal e outros.
O importante na hora de misturar os móveis é sempre tentar buscar alguma identidade nas peças, que pode ser um detalhe em madeira, o fundo de uma estampa em cores semelhantes ao restante da decoração ou outros detalhes que ajudem a “amarrar” a sua decoração.
Na sala de jantar, você pode optar por uma bela mesa de madeira rústica, com acabamento em pátina ou natural, e mesclá-la com cadeiras mais atuais, por exemplo, quebrando a imponência da peça.
Outra ideia bem bacana é usar uma cristaleira antiga nesse espaço – que conversa super bem com uma mesa de madeira ou até mesmo mais moderna.
Na sala de estar não é preciso que todos os móveis sejam rústicos já que é possível conseguir essa ideia apenas com algumas peças de destaque, como uma poltrona ou até mesmo um espelho.
O importante na hora de destacar algum móvel rústico é saber escolher os demais, que devem ter unidade com a peça destacada, mas serem neutros, sem querer concorrer à atenção – caso contrário seu ambiente poderá ficar excessivamente pesado e até menor.
Se você não tem muito espaço na sua sala de estar, mas também quer entrar nessa tendência, invista em uma mesa de centro rústica ou em um conjunto de banquetas, por exemplo, que já trazem um pouco desse charme e aconchego da vida na fazenda.
Não tenha medo na hora de criar combinações entre rústico e moderno e entre materiais, já que geralmente os móveis rústicos são feitos de madeira que é fácil de combinar com outros elementos e cores.
Móveis rústicos no quarto
Como dissemos, os móveis rústicos estão invadindo inúmeros espaços e têm ajudado a deixar os quartos bem mais aconchegantes.
Existem muitas formas de você trazer essa sensação, sendo que mesmo os quartos pequenos podem ficar charmosos e ainda contarem com alguns móveis rústicos.
Um criado-mudo de madeira maciça, por exemplo, já pode ser o elemento diferenciado da sua decoração.
Outra ideia é investir nas camas antigas, no lugar da cama box, ou então em uma cabeceira com ar mais rústico, como em madeira com pátina.
Se nada disso for possível no seu espaço, invista em uma mesinha mais rústica que poderá ser usada tanto como criado-mudo, como em apoio próxima à cama.
Para deixar o ambiente um pouco mais delicado, brinque com as texturas, incluindo um tapete mais “fofo”, por exemplo, uma colcha de linho ou até uma capa em pele falsa para uma cadeira de madeira.
Não se esqueça de deixar o restante da sua decoração mais clean, principalmente se o cômodo for pequeno, abusando dos tons neutros, das linhas retas e de peças contemporâneas para o guarda-roupa e outros itens maiores, por exemplo.
Móveis rústicos nos banheiros e lavabos
Os banheiros e lavabos têm, a cada ano, ganhado mais destaque dentro da decoração – e com a tendência rústica eles estão se tornando espaços deliciosos e diferenciados.
Aqui a ideia é reaproveitar móveis de outras áreas e dar a eles novas funções, como um aparador de madeira que pode ser transformado em um gabinete para a cuba, ou até mesmo um armário antigo que pode servir para guardar as toalhas.
Uma máquina antiga de costura também pode fazer às vezes de apoio para a cuba. Só não se esqueça de tratar corretamente essas peças.
Outra ideia é usar uma banheira antiga para trazer todo o charme dos banheiros da fazenda para dentro da sua casa.
Não se esqueça de complementar com vasos de plantas, cestos, espelhos e também adesivos nos azulejos ou texturas.
Móveis rústicos para a área externa
Se tem um espaço que combina muito bem com os móveis rústicos é a área externa, que pode ser o cantinho da churrasqueira, a varanda, a sacada ou até mesmo o jardim.
Para todas essas opções existem móveis bem bacanas e capazes de trazer um pouco mais de rusticidade à sua decoração.
Porém, nas áreas externas é preciso um pouco mais de atenção na escolha das peças, especialmente se o seu ambiente for descoberto e os móveis forem sofrer com a ação dos ventos, do sol e da chuva.
Principalmente os móveis de madeira devem passar por um tratamento especial, com verniz marítimo e com substâncias antifúngicas – que devem ser repassadas periodicamente para manter a beleza da peça.
Nesses espaços, as opções são inúmeras e você poderá combinar vários materiais como madeira, fibra natural, fibra sintética, aço inox e até o plástico, fazendo um balanço entre antigo e moderno.
Além disso, nas áreas externas é possível criar um ambiente totalmente rústico, usando além dos móveis outros itens, como paredes de tijolinho à vista, cimento queimado no piso e nas paredes e até tecidos mais rústicos nos estofados e almofadas.
Aproveite que a decoração rústica tem o poder de deixar as áreas externas mais aconchegantes e invista nela, adicionando plantas, acessórios e cores mais fortes.
Veja mais inspirações incríveis para sua decoração com móveis rústicos:
Gostou das nossas dicas e ideias para usar móveis rústicos na sua casa? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário pra gente!
Deixe uma resposta