Aprenda as técnicas de decoração para usar móveis retrôs coloridos e transformar ambientes
Os móveis retrôs coloridos são uma tendência na decoração atual, mas muitas pessoas têm dúvidas sobre como utilizá-los e, acima de tudo, sobre as formas corretas de combiná-los, deixando a sua decoração harmônica.
Apesar de terem se tornado uma ‘febre’ entre os amantes da decoração, os móveis retrôs coloridos não devem ser usados por todas as pessoas. O ideal é que eles reflitam a sua personalidade, por isso, estão ligados a pessoas mais despojadas, pouco convencionais e criativas.
Se você quer tornar o seu ambiente mais divertido, mas, ao mesmo tempo, não abre mão de ter peças clássicas, aposte em uma releitura do vintage tradicional, com os móveis mais coloridos e despojados.
As cores mais em alta nessa tendência são o amarelo, o verde azulado e o azul esverdeado. Mas, você poderá usar as cores que mais gostar e que mais tiverem relação com a paleta do ambiente. Lembrando que dessas, as mais fáceis de combinar são as de tom verde e azul, que são peças mais discretas.
Em geral, as peças usadas para essa nova tendência são as inspiradas nas década de 50 e 60, que passam por uma ‘repaginada’, ganhando novas pinturas, aplicações e estilizações. Veja que, na grande parte das vezes, não são usados móveis realmente antigos, a maioria são peças novas apenas desenhadas nos moldes e formatos dos móveis dessas décadas.
Vintage e Retrô: tem diferença?
Antes de começarmos a lhe dar dicas de decoração, vamos explicar um pouquinho sobre a diferença entre vintage e retrô.
Vintage é toda peça antiga que pode vir a ser reformada e compor looks atuais. Retrô é uma peça nova inspirada em outras de épocas passadas.
A tendência atual é dos móveis retrôs coloridos. Mas, nada impede que você utilize peças vintages, reformando-as e colorindo-as para atender a nova tendência. Em ambos os casos, as dicas de composição e decoração são as mesmas.
Veja algumas dicas que separamos para que você não erre a mão na hora de decorar os móveis retrôs coloridos:
– Não sobrecarregue
Lembre-se que os móveis retrôs coloridos são bastante chamativos e por isso podem deixar o ambiente pesado, caso não sejam dispostos com atenção.
Evite usar muitos móveis retrôs coloridos, opte por um ou dois no máximo por ambiente, principalmente para locais pequenos. Pense que essa peça será o ponto focal de atenção do seu espaço, então deixe-a em destaque. Por exemplo, se você escolheu por um aparador colorido, componha o restante do ambiente com peças de cores mais neutras que ajudam a deixar o móvel colorido em evidência.
– Pense nas paredes
A mesma regra vale para as paredes. Se você possui uma parede colorida, evite colocar seu móvel retrô colorido no mesmo local, pois o espaço ficará com um excesso de informação. Opte por paredes claras e lisas para receber o móvel de destaque. Para não deixar o ambiente sem graça, invista em quadros com molduras mais chamativas, cortinas ou papel de parede em tons neutros.
Outra dica é fazer combinações sofisticadas entre a cor da parede e a do móvel. Invista em contrastes que tragam modernidade ao ambiente.
– Ilumine ambientes pequenos
Se você quer usar o seu móvel retrô colorido, mas a sua casa é pequena, preste atenção para não deixar o ambiente ainda menor. O ideal é investir em iluminação, principalmente natural. A regra de não sobrecarregar deve ser seguida à risca se o seu cômodo é pequeno, porque muita informação pode deixar o local ainda menor.
Não se esqueça do velho truque de aumentar o pé direito colocando uma cor clara no teto. Isso ajuda a dar a sensação de que o espaço é mais amplo, e faz um balanço no colorido do ambiente.
– Use acessórios
Apesar de os móveis retrôs coloridos serem bastante chamativos é possível compor o ambiente com o uso de itens de decoração diferenciados. Lembre-se que a ideia é deixar o local um pouco mais despojado, por isso invista em peças divertidas e coloridas, como caveiras mexicanas, telefones antigos e coloridos e molduras ousadas para espelhos e quadros.
Caso você queira deixar o seu ambiente um pouco mais clássico e adulto, opte por itens de decoração que tragam mais sobriedade, com materiais nobres, como cristais e cerâmica.
Também é possível mesclar os móveis retrôs coloridos com peças de antiguidade que não tenham sido modernizadas, como tapeçarias, espelhos e porcelanas. Isso ajuda a deixar o ambiente com mais glamour.
– Contraste almofadas
Os móveis retrôs coloridos não precisam ser necessariamente de madeira, é possível também ver essa tendência nos estofados. Os sofás podem ser revestidos de veludo e até mesmo contarem com patchworks, o que dão uma pegada mais artesanal ao ambiente.
Você poderá brincar com os sofás e alterar a sua decoração de tempos em tempos modificando apenas as almofadas ou as mantas. Apesar de coloridos, você poderá fazer contrastes com almofadas mais neutras ou igualmente coloridas e estampadas – alterando a sua decoração de sóbria para moderna e descolada.
– Brinque com as poltronas
Outra tendência forte dos móveis retrôs coloridos é o uso das poltronas. Elas já foram abandonadas em conceitos mais minimalistas de decoração e agora retornam com força total e podem ser usadas tanto em ambientes menores, como em maiores.
Para ambientes pequenos, as poltronas funcionam como mais opções para receber convidados. Atente-se aqui para as proporções dos móveis. Se você quer dispor de poltronas, escolha sofás menores e, de preferência, claros e neutros. Dessa forma, você poderá destacar as poltronas coloridas em sua decoração.
Já se você possui um ambiente maior, poderá usar de poltronas mais largas, com braços maiores e também fazer combinações com sofás e poltronas coloridos. Só tome cuidado para que, nesse caso, as paredes estejam em uma tonalidade mais neutra.
– Cadeiras coloridas
Para quem quer entrar na tendência, mas tem medo de ousar demais, uma ideia é modificar apenas as cadeiras da mesa de jantar. Você pode substituir as suas cadeiras por outras de estilo retrô e coloridas. Aqui não há regras. Você poderá usar cadeiras semelhantes ou com estilos e cores completamente diferentes. Isso irá trazer uma sensação de modernidade ao ambiente, além de deixar a sala de jantar charmosa e alegre.
– Como combinar as cores sem errar
Se você possui um ambiente maior poderá combinar vários móveis retrôs coloridos. Porém, é preciso cuidado pois cores vibrantes que não conversam entre si podem deixar o local cansativo.
O ideal é combinar as cores numa mesma paleta, usando um tom-sobre-tom, por exemplo, ou recorrendo a teoria das cores da moda, que também é válida para a decoração.
– Cabeceiras retro
Uma maneira bem bacana de trazer cor ao ambiente do quarto é investindo em cabeceiras retrôs coloridas. Elas podem ser encontradas em vários materiais como metal, madeira e estofadas e deixam a sua decoração do quarto muito mais descolada.
O único cuidado é em relação às cores. Lembre-se de deixar a parede em um tom mais neutro ou que tenha relação com a cabeceira colorida, isso irá ajudar a destacar o móvel e não tornará o ambiente sobrecarregado.
Para as mulheres românticas é possível até encontrar dosséis no mesmo estilo retrô colorido.
– Faça você mesmo
Caso você não encontre nenhum móvel retrô colorido que lhe agrade, que tal fazer o seu próprio? Hoje é possível encontrar vários tutoriais que lhe ensinam a transformar móveis antigos, lixando e pintando-os adequadamente. Também é possível usar aplicação de adesivo e tecido para personaliza-los ainda mais. Sem contar que é um luxo poder dispor de uma peça feita por você mesmo, não é?
Você poderá reaproveitar peças que já possui, modificar móveis que estão na família ou comprar em lojas de móveis antigos peças que necessitam de reforma. O investimento será bem menor do que comprar um móvel retrô colorido já pronto e você poderá deixa-lo de acordo com o seu gosto e estilo pessoal.
Porém, lembre-se que, nesse caso, é recomendado ter alguma experiência prévia com artesanato e pintura para obter uma peça de qualidade.
– Outras dicas importantes
- Se você não gosta do estilo muito chamativo dos móveis retrôs coloridos, mas também quer participar da tendência, pode optar por tons pastéis e seguir uma linha mais suave na decoração. Isso torna o ambiente ainda mais romântico e é ideal para quartos femininos, por exemplo.
-
Para não deixar o ambiente muito caricato, opte por um mix entre retrô e moderno, com painéis, espelhos e iluminação indireta.
-
Os quartos masculinos também podem ser compostos com móveis retrôs coloridos, a dica é apenas usar tons mais fechados e combinar com peças sóbrias e que não sejam muito delicadas.
-
Até mesmo os quartos de bebê podem ser decorados com os móveis retrôs coloridos. Para não ficar sobrecarregado, a dica também é escolher por tons pastéis, que deixam o ambiente suave.
-
Os locais de maior interação da casa são sempre os mais propícios a se darem bem com os móveis retrôs coloridos, então deixe os de cores mais chamativos para a sala e a cozinha.
E você, o que acha dessa tendência? Já pensa em aderir aos móveis retrôs coloridos? Conte pra gente!
Deixe uma resposta