Os móveis feitos de paletes são a sensação da decoração upcycling e ajudam a deixar os ambientes mais rústicos e descolados. Aprenda tudo sobre eles!
A cada ano novas tendências surgem na decoração, algumas permanecem por mais tempo, outras são bastante efêmeras.
Há algum tempo, o upcycling (reutilizar peças antigas dando novos usos a elas) tem se firmado dentro da decoração, ajudando o meio ambiente e ainda criando espaços totalmente únicos.
Dentro dessa tendência, os móveis feitos de paletes possuem um espaço cativo, compondo ambientes super modernos e descolados e sendo opções bem bacanas para quem gosta de “colocar a mão na massa” e criar seu próprio mobiliário.
Quer saber mais sobre assunto e aprender a usar e a fazer os móveis de paletes? Continue a leitura!
Móveis feitos com paletes: como fazer?
Se você adora essa tendência e fica imaginando possibilidades de criar seus próprios móveis, saiba que, geralmente, a montagem desses itens é bem simples.
Para fazer o seu próprio mobiliário é mais legal que você utilize paletes reciclados, aproveitando as sobras das empresas de logísticas. Você poderá pedir para os donos de supermercados, lojas de roupa, frutarias, etc. e comprá-los por um preço mais bacana – contribuindo também para o meio ambiente.
Em alguns desses locais, pode até ser que você encontre os paletes para doações, já que eles não terão mais utilidade para as empresas e seriam descartados na natureza.
Embora os paletes sejam madeira de qualidade inferior, eles são bastante resistentes e por isso podem ser empregados na produção de móveis sem problemas.
Antes de começar qualquer passo-a-passo é fundamental que você lixe bem as peças de paletes para eliminar as lascas e farpas e ainda dar uma aparência mais bonita a sua matéria-prima.
Aproveite e aplique um verniz (que pode ser tanto transparente, como de imbuia, dando um aspecto envelhecido muito bacana) ou ainda é possível pintar os paletes com tinta colorida.
Sofá de palete
Os sofás de paletes são hoje os móveis mais buscados e podem deixar a sua sala de estar bem charmosa, criativa e com uma pegada mais rústica.
Para fazer o sofá de palete, você precisará de uma madeira um pouco mais grossa, capaz de sustentar todo o peso que será colocado sobre ela, então busque por peças que estejam em bom estado.
A base e as costas do sofá deverão ser feitas com paletes inteiros e os mesmos poderão ser presos com pregos.
Existem muitos modelos de sofá de paletes e vamos lhe ensinar a fazer um mais simples. Você vai precisar de:
- 6 paletes
- Lixa grossa
- Parafusos e pregos
- Martelo e furadeira
- Verniz
- Almofadas para o assento
Comece lixando os paletes e deixando os cantos mais arredondados, evitando acidentes e tornando o seu sofá ainda mais bonito.
Depois, retire 2 ou 3 placas da parte do meio do palete que servirá como a base e guarde para ser usada posteriormente.
Coloque o segundo palete e parafuse unindo um ao outro pelas extremidades.
Então, pegue as partes que você separou no início e coloque em torno do palete da parte de cima – ele funcionará de modo a segurar as almofadas. Se você preferir, poderá lixar, dando o acabamento que você mais gostar. Para fixá-lo use parafusos, porcas ou “Ls” de metal.
Agora, desmonte uma parte do palete para fazer o encosto do sofá e encaixe-o entre as ripas, em um ângulo que fique confortável usar o móvel. Caso sinta a necessidade, use mais ripas para dar o suporte necessário ao encosto.
Em seguida, finalize colocando as almofadas e os futtons, deixando-o bem confortável.
Também é possível fazer apenas um suporte na parte de baixo para as almofadas do acento (inclusive adicionando rodízios) e apoiar as almofadas do encosto na parede.
Veja mais ideias de sofás de paletes:
Cama de paletes
Não é apenas na sala de estar que os móveis feitos com paletes ganham espaço, no quarto as camas de paletes são opções ecofriendly bem confortáveis e bonitas.
Assim como os sofás, existem vários modelos de camas de paletes que podem ser feitos de maneiras variadas.
Para fazer uma cama de casal mais simples e sem cabeceira você precisará de:
- 4 paletes resistentes e de mesmo tamanho
- Tinta da cor que você mais gostar
- Pregos e martelo
Comece lixando toda a extensão dos paletes, garantindo a retirada de todas as farpas e irregularidades da madeira, evitando acidentes e que o tecido do colchão e dos itens de cama acabem desfiando com o uso.
Em seguida, aplique um produto anticupim (que pode ser comprado em lojas de materiais de construção) e pinte todos os paletes da sua cor preferida, sempre cobrindo bem a madeira. Podem ser necessárias 2 ou 3 demãos de tinta.
Coloque os paletes um ao lado do outro formando uma espécie de “T” com dois paletes na base e dois paletes na outra ponta. Pregue todos de forma bem firme, caso seja necessário use pedaços de madeira na diagonal para garantir uma boa fixação.
Depois, é só colocar o colchão por cima. Os paletes da parte de cima formam uma espécie de criado-mudo e é possível revestir essas partes com tecido ou papel de parede estampado, deixando o ambiente ainda mais personalizado.
Se você achar que a cama ficou muito baixa é só aumentar a altura usando mais 4 paletes empilhados.
Veja mais inspirações:
Estante e rack de paletes
Os paletes também são ótimos para você criar estantes e prateleiras, ajudando a deixar a casa organizada e super dentro dessa tendência decorativa.
Outra ideia é usar os caixotes de feira que podem ser apenas parafusados um sobre o outro ajudando a montar uma estante bem rápida e simples.
Você poderá ainda usar os caixotes como nichos, pregando-os na parede e usando-os para arrumar os livros, CD’s e outros itens.
Para fazer um rack de paletes, você precisará de:
- 2 a 4 paletes
- Lixa de madeira fina número 220
- Lixa de madeira grossa número 80
- Serra ou serrote
- Pincel e verniz
Comece definindo o tamanho que o seu rack de palete terá. Um rack com 2 paletes terá um tamanho médio, com 2 andares. Já um rack maior usará 4 paletes.
Serre os paletes e coloque um em cima do outro, empilhando-os. Faça esse processo em todos os paletes e depois passe a lixa grossa e finalize com a lixa fina.
Passe o verniz em toda a madeira para selá-la e pronto.
Outra ideia é usar o palete para fazer prateleiras que podem ser fixadas na parede diretamente ou ainda usadas cordas e outros materiais para ajudar a trazer mais charme.
Veja quantas ideias bacanas:
Como usar móveis feitos de paletes?
Já deu para notar que existem opções de móveis feitos de paletes para qualquer ambiente de casa, não é mesmo?
Para usar esses itens não há muito segredo, sendo sempre importante buscar um equilíbrio.
Os móveis com paletes combinam muito bem com uma decoração mais moderna e despojada, ficando ótimos com outros itens mais rústicos ou coloridos.
Se a sua ideia é usar o móvel com palete como destaque do ambiente, opte por outros móveis em tonalidades mais neutras ou que não ajudem a pesar a sua decoração.
Os móveis de paletes podem ser adaptados a qualquer ambiente. Por exemplo, se a sua sala é pequena, você poderá usá-los em tons mais neutros. As estantes de paletes brancas, por exemplo, ficam ótimas em paredes da mesma tonalidade, ajudando a ampliar o espaço, “enganando” o olhar.
Se a sua intenção é usar o palete mais rústico (apenas com verniz) garanta que o restante da sua decoração traga um pouco mais de aconchego, usando tons mais claros, pele, almofadas e algumas cores mais quentes.
Já se a ideia é usar móveis com paletes coloridos, cuidado para que o excesso de cor não fique exagerado.
Veja mais ideias incríveis:
E, então, gostou das nossas ideias de móveis feitos com paletes? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário pra gente!
Deixe uma resposta