Aprenda dicas para usar uma linda mesa antiga e transformar ambientes. Veja fotos inspiradoras com mesa antiga.
Usar móveis antigos na decoração é uma tendência atual, capaz de mesclar estilos e trazer vitalidade ao ambiente. Existem muitas possibilidades de conseguir um estilo retro na sua casa, entre elas está o uso de uma bela mesa antiga, tanto na sala de jantar, como na sala de estar e em outros cômodos.
Você poderá usar uma mesa antiga no centro da sua sala, ou como apoio lateral para telefones e pequenas anotações. Ainda existe a possibilidade de transformar uma mesa antiga em uma bela penteadeira ou escrivaninha.
Como você pode notar, a mesa antiga é um móvel super versátil, capaz de se adaptar aos mais diferentes estilos de decoração. Porém, para que você possa retirar o máximo dessa peça, separamos dicas e ideias imperdíveis para você se inspirar e começar a mudar agora mesmo a decoração da sua casa.
Onde usar uma mesa antiga?
Uma mesa antiga é um móvel super versátil que pode ter inúmeros usos. O mais tradicional, claro, é na sala de jantar, onde ela poderá ganhar destaque e ser o centro de atenção do ambiente.
Para a sala de jantar existem muitas opções, porém as mesas de madeira ainda são as mais buscadas, porque possuem um ar de rusticidade que costuma agradar a maioria das pessoas.
Você poderá reformar a sua mesa antiga, dando uma pintura nova, fazendo uma pátina ou apenas consertando pequenos detalhes. Ou ainda poderá usá-la de maneira natural, mostrando a idade que possui.
Outra opção muito bacana é laquear a sua mesa antiga em um tom diferente do original e depois compor o ambiente com cadeiras antigas coloridas. Esse processo é legal porque continuará mantendo as linhas e curvas do seu móvel antigo, porém irá deixa-lo com um acabamento mais moderno, além de esconder pequenas imperfeições que com o uso e o desgaste o móvel antigo pode ter.
Mas não é preciso se prender apenas a sala de jantar. Existem várias opções de mesas antigas que podem ser usadas em quase todos os cômodos da casa. As mesas laterais e de centro são ótimas ideias para compor o ambiente da sala de estar e podem aparecer com design dos anos 20, 30, 40, 50, 60 e 70.
Com esses móveis a dica também é a mesma: você poderá reforma-los ou usá-los da forma original, dependendo, claro, do estado de conservação. Para mesas que irão compor salas mais neutras, o bacana é fazer um contraste com uma cor mais forte. Você poderá pintar sua mesa antiga ou usar uma laca de cor mais chamativa. Nesse caso, atente-se para que as demais peças sejam de linhas retas e de cores suaves ou neutras.
Caso você opte por usar uma mesa antiga rústica em sua sala de jantar, por exemplo, lembre-se de dar unidade a decoração, fazendo com que os outros móveis ‘conversem’ com a mesa. Uma dica é usar cadeiras que tenham madeiramento em tom semelhante ou pelo menos que tenha ligação com a mesa. Caso opte por uma mesa rústica na cor da madeira e cadeiras de madeira brancas, por exemplo, poderá trazer essa unidade usando um aparador também branco ou com um papel de parede em tons pasteis.
Note que nem sempre é preciso que tudo esteja na mesma tonalidade em uma decoração, mas é necessário ter sintonia: a mesa com as cadeiras, ou com a coloração do chão e das paredes, por exemplo.
Uma bela mesa antiga ainda pode se transformar em outro móvel, desde que você use sua criatividade. É possível usá-la para ter uma bela penteadeira, uma escrivaninha, uma bancada, entre outros usos – tudo dependendo do móvel que você possui e das suas habilidades em carpintaria.
Definindo o estilo da sua mesa antiga
Agora que você já está convencido do poder e da versatilidade de uma bela mesa antiga na sua decoração, que tal definir os estilos que mais combinam com você?
As mesas antigas – assim como os demais móveis vintage e retro- podem ser de várias décadas (anos 20, 30, 40, 50, 60 e 70, além dos móveis clássicos). Sendo que cada uma delas possui características próprias e desenhos diferenciados. Para não deixar a sua decoração muito “tumultuada”, o ideal é que você escolha, no máximo, duas influências de época para compor o ambiente com outros itens mais contemporâneos. Misturar muitas influências e estilos pode deixar sua decoração confusa e as chances de errar são maiores.
Se você é apaixonado pelos móveis dos anos 50, por exemplo, poderá optar por usar uma bela mesa de pé palito no centro da sua sala – ou como mesas laterais- e combiná-las com sofás ou poltronas que sigam essa linha. O restante do ambiente pode ser composto de móveis modernos, com linhas retas. Use esse estilo vintage em alguns itens decorativos, como quadros ou molduras de espelhos.
Caso você prefira os móveis clássicos, uma bela mesa provençal na sala de jantar é capaz de deixar o ambiente imponente e romântico, ao mesmo tempo. Você poderá usar uma mesa antiga em tons mais claros – no estilo provençal- ou em tons mais escuros – com as linhas clássicas, no estilo Luis XV-. Caso opte por uma mesa provençal mais clara, poderá brincar com cadeiras coloridas em madeira ou em acrílico. Outra opção é continuar com o mesmo estilo provençal nas cadeiras, mas modificar o estofado, deixando-o mais colorido e moderno. O restante da decoração poderá contar com móveis modernos ou rústicos.
Nos quartos, uma mesa antiga lateral pode substituir o criado mudo. A mesa antiga também pode aparecer no home office, combinando muito bem com uma poltrona moderna ou antiga, com estofado confortável.
Se você possui uma mesa antiga retangular e mais estreita, poderá retirar os pés e deixa-la suspensa na parede, como uma bancada. Dependendo da mesa, ainda é possível transformá-la em uma bela penteadeira, adicionando apenas o espelho e compondo com uma cadeira em cabriolet ou que combine com o estilo da mesa.
Até nos banheiros e lavabos é possível contar com uma mesa antiga. Se você gostar do estilo mais rústico, poderá deixar a sua mesa com a ação do tempo exposta e transformá-la em uma bela bancada para a cuba.
Como reformar uma mesa antiga?
Antes de optar por comprar uma mesa antiga que precisa de reformas ou ‘salvar’ um velho móvel da família, você precisa ter certeza de que conseguirá fazer todos os consertos necessários. Então, visualize toda a peça e veja o que precisa ser arrumado. O ideal é escolher por um móvel que necessite apenas de uma pintura ou de pequenos reparos.
Caso você queira usar a sua mesa antiga no estilo mais rústico, muitas vezes nem será necessário reforma-la, apenas passar uma demão de verniz para proteger a peça. Antes, use um bom limpador de madeira para restaurar o visual original do móvel.
Porém, em muitos casos, o legal é deixar a mesa antiga um pouco mais ‘descolada’, com uma coloração diferenciada. Por isso, comece lixando toda a sua mesa, até retirar totalmente qualquer tinta ou verniz que ela possa possuir. Em caso de acabamentos mais pesados, é possível que você tenha que usar um removedor químico.
Caso a sua mesa esteja com pequenos buracos na madeira, é legal preenche-los antes de iniciar a pintura, pois isso lhe dará uma superfície mais uniforme. Existem preenchimentos específicos para esse fim e podem ser aplicados com espátula de vidraceiro. Depois de seco, lembre-se de lixar novamente para ficar no mesmo nível da madeira e imperceptível.
Depois de terminada a base é hora de iniciar a pintura. Para isso, é fundamental que você determine que tipo de acabamento irá dar. Se a mesa tiver veios naturais bonitos, cuja aparência você queira destacar na sua decoração, um bom verniz será suficiente. Porém, se você quer dar um visual mais contemporâneo (e também disfarçar imperfeições evidentes) o ideal é escolher pela pintura. É possível fazer uma pátina ou usar esmalte sintético que pode ser fosco ou brilhante. Antes de fazer a pintura, porém, aplique um primer para evitar que a tinta descasque com o tempo.
Antes de fazer qualquer alteração na sua mesa antiga, não se esqueça de pedir para que um profissional a avalie. Muitos móveis antigos podem ser verdadeiras relíquias e ter um valor de mercado alto quando comercializados do jeito que se encontram.
Além disso, outras dicas também devem ser consideradas na reforma da sua mesa antiga:
- se a sua mesa está encerada, remova a cera com um produto próprio antes de iniciar a reforma
- os vernizes a base de água são os que menos agridem ao meio ambiente, portanto prefira-os
-
existem vários tons de verniz, escolha o que mais gosta e que esteja mais de acordo com a sua decoração
-
caso vá usar sua mesa em local de grande exposição e desgaste (como em áreas externas ou em zonas marítimas) escolha um verniz adequado para cada uma dessas situações. Isso irá garantir que sua mesa antiga aguentará todas as adversidades climáticas.
Veja algumas inspirações com mesas antigas:
E você, o que acha de usar mesas antigas na sua decoração?