móveisdeluxo

Guia completo sobre móveis de luxo

Descubra todos os detalhes sobre móveis de luxo: o que são, como usar e quais as curiosidades desse setor da decoração

Os móveis de luxo têm, a cada ano, tido mais procura e interesse, seja por decoradores profissionais ou seja por pessoas que gostam de ler sobre decoração de interiores. Apesar de os móveis de luxo serem um segmento bastante diferenciado, muitas pessoas têm incorporado ao menos alguns detalhes desse tipo de decoração em suas casas.

Mas, afinal, você sabe o que são móveis de luxo?

moveis de luxo 1

Os móveis de luxo são aqueles concebidos sob medida, produzidos de forma totalmente artesanal, com o uso de madeiras de lei e materiais nobres nos acabamentos – capazes de inspirar um sentimento de nobreza nas pessoas que dispõem desses objetos.

Confeccionados sob encomenda, os móveis de luxo são únicos e exclusivos, pensados e desenhados para atender as necessidades e vontades de determinado cliente. Por isso, costumam trazer detalhes inovadores na composição dos materiais e no design.

Fazendo-se uma comparação com a moda, podemos dizer que os móveis de luxo são como as peças de alta costura – feitos sob medida para trazerem mais personalidade e originalidade aos ambientes, sendo comparados a verdadeiras obras de arte.

Em geral, os móveis de luxo são realizados por designers renomados, que assinam suas peças exclusivas, elevando ainda mais o valor destas.

Os móveis de luxo são acessíveis?

Depois de ler essa explicação você deve estar pensando que os móveis de luxo são concebidos para uma pequena parcela da população e que não podem ser usados na decoração da maioria das casas.

Pois bem, assim como a alta costura, muitas peças são produzidas realmente visando uma parcela mínima da população. Porém, hoje, já existem muitas fábricas de móveis que produzem móveis de luxo, com designs exclusivos e materiais nobres, porém com valores mais acessíveis. Isso tem permitido que cada vez mais pessoas desfrutem da capacidade de possuírem móveis de luxo únicos e singulares em suas decorações.

Quais as características fundamentais dos móveis de luxo?

móveis de luxo 7

O principal detalhe é o acabamento dos móveis que, muitas vezes, pode se utilizar de técnicas artesanais como patch work, fuxicos, colmeia e amarradinhos, entre outros. Essas técnicas ajudam a tornar o móvel uma peça única, já que ele é produzido de forma totalmente manual e, por isso, nunca será semelhante a nenhuma outra peça (diferente dos móveis que compramos em lojas).

As madeiras empregadas na fabricação dos móveis de luxo também são diferentes, o que confere uma qualidade superior a esses produtos. Em geral, são madeiras selecionadas a partir de um alto rigor de qualidade e devem possuir documentação de origem florestal e estar de acordo com os parâmetros do IBAMA. As madeiras nacionais mais usadas são o Pau Santo e o Pau Ferro e as internacionais são as francesas como o Carvalho e o Meresier.

Diferente dos móveis tradicionais que se usam de muita tecnologia para a produção, os móveis de luxo são feitos com técnicas muito antigas de marcenaria, como a marqueteria, uma arte secular de entalhe que permite fazer acabamentos com formato de desenhos.

Todas essas características tornam os móveis de luxo verdadeiras obras de arte que fazem com que qualquer decoração seja diferente, singular e única. Para quem gosta de passar autenticidade em suas produções, contar com pelo menos um móvel de luxo é indispensável.

Como escolher o móvel de luxo?

móveis de luxo 2

Como os móveis de luxo, em geral, possuem valores mais altos, as pessoas costumam ter receio na hora de escolher a peça, pois é preciso acertar na escolha e também garantir que o móvel será usado por bastante tempo.

Por isso, antes de mais nada, opte por móveis que tenham longa duração como mesas de jantar, racks ou aparadores. Você também poderá escolher uma cadeira desenhada por um design renomado, desde que você tenha certeza de que irá usá-la independente do estilo decorativo que adotar para a sua casa nos próximos anos.

O problema dos móveis de luxo é que muitas pessoas têm o hábito de trocar com frequência a decoração de suas casas e acabam deixando de usar peças exclusivas porque ‘se cansam’ das mesmas. Se você tem essa personalidade, opte por peças que podem ser ‘modificadas’ com o passar do tempo, como poltronas que podem receber mantas ou almofadas e mesas de jantar, as quais você poderá modificar as cadeiras.

Móveis de luxo para ambientes externos

móveis de luxo 4

Os móveis de luxo não estão relacionados apenas à decoração de interiores. Eles também podem estar presentes na parte de fora da casa, em jardins e áreas de lazer. Um exemplo são os móveis produzidos pela Vondom.

Além deles, outros designers brasileiros produzem peças lindas e exclusivas usando materiais bem comuns por aqui como fibra de bambu, sisal e até folha de bananeira.

O ideal é sempre optar por móveis que tenham alguma relação com a sua decoração e que sejam planejados para ambientes externos, portanto que sejam capazes de suportar condições adversas de clima, como sol e chuva.

Lustres de luxo

móveis de luxo 9

Além dos móveis de luxo, outro segmento que tem encantado os amantes da decoração são os lustres de luxo, que dão um toque totalmente diferenciado a qualquer ambiente. Existem muitos designers que trabalham exclusivamente com peças voltadas a iluminação, com materiais inusitados e até reciclados.

Como ter móveis de luxo gastando pouco?

móveis de luxo 3

Apesar de os móveis de luxo estarem sendo cada vez mais procurados, eles ainda requerem um investimento diferenciado dos móveis tradicionais, pois são considerados verdadeiras obras de arte- assinados por designers famosos e mundialmente reconhecidos.

Porém, se você quer ter uma peça de luxo na sua decoração, mas não está afim de investir muito dinheiro, existem opções que podem lhe ajudar.

– Recorra aos móveis de luxo usados: hoje existem várias lojas de móveis usados que possuem peças de luxo a valores bem mais acessíveis. E não são apenas antiquários. É possível encontrar os móveis de luxo em várias lojas que vendem peças usadas, até mesmo pela internet.

Porém, nem sempre os móveis estarão em perfeito estado. Nesse caso, você deverá ter paciência para procurar as melhores peças. Algumas vezes, pequenas reformas já são suficientes para revitalizar o móvel de luxo usado.

– Crie seus próprios móveis de luxo ou recorra à marceneiros: uma opção muito válida para quem possui habilidades com artesanato é produzir os seus próprios móveis de luxo inspirados em peças de artistas renomados. Nem sempre os materiais e acabamentos serão os mesmos, porém, ainda assim, você terá uma peça única que poderá ser, inclusive, desenhada por você mesmo.

– Use objetos de luxo: não deu para dispor de alguns móveis de luxo para a casa? Tudo bem, você ainda pode manter uma decoração mais luxuosa usando objetos de decoração. Em antiquários e lojas especializadas é possível encontrar peças diferenciadas e assinadas a valores mais acessíveis do que os móveis de luxo – e os objetos também ajudam a dar um diferencial na sua decoração. Outra ideia é abusar dos materiais nobres para reformar sofás, poltronas, assentos de cadeiras, baús e outras peças.

Algumas dicas sobre a decoração de luxo

 

móveis de luxo 5

móveis de luxo 8 móveis de luxo 6 móveis de luxo 10

Além dos móveis de luxo, um segmento que tem interessado cada vez mais os brasileiros é a decoração de luxo. Porém, para conseguir transmitir o efeito de requinte e sofisticação é preciso ficar atento a algumas dicas:

  • crie ambientes com tons neutros e com predominância de brancos e tons pasteis ou aposte nos contrastes como branco e preto

  • use bastante espelhos que aumentam o ambiente e ainda passam a ideia de sofisticação

  • fique atento às tendências, como o novo luxo que preza por uma decoração mais consciente e com o uso de madeiras de reflorestamento e demolição e também de materiais recicláveis

  • os materiais mais usados nesse tipo de decoração são: mármore, vidro, acrílico, estampas aveludadas e mix de cristais com pedras

  • há preocupação maior com a sustentabilidade, por isso, materiais ‘verdes’ são muito utilizados e ainda há mais apelo ao uso da luz natural e de peças que não agridam ao meio ambiente

  • decorar com luxo significa demonstrar a sua personalidade, por isso, está cada vez mais forte o uso de móveis de luxo, peças assinadas e outras formas de demonstrar quem você é, como o uso de paredes grafitadas por um artista renomado ou com desenhos feitos exclusivamente para você

  • luxo é sinônimo de conforto, por isso priorize peças que lhe tragam maior sensação de bem estar, com revestimentos nobres

  • cuide da área externa e não se esqueça que a decoração de luxo também está presente nesses locais, deixando seu jardim em dia, com o uso de flores diferenciadas, bancos de jardim e iluminação adequada

  • amplie o espaço para dar uma sensação de requinte. Use espelhos, cores claras no teto e, evite, o exagero de objetos de decoração

O mercado de móveis de luxo está cada vez mais em alta e isso se deve principalmente ao amor dos brasileiros à decoração. E você, já pensou em usar móveis de luxo em sua casa? Conte pra gente o que acha do assunto.

 

 


Comentários

Uma resposta para “Guia completo sobre móveis de luxo”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.