escrivaninha antiga

Escrivaninha antiga: um móvel, muitas possibilidades

Descubra novos usos na sua decoração para a escrivaninha antiga. Veja fotos e dicas para usar a escrivaninha antiga.

Os móveis antigos estão cada vez mais sendo usados nas decorações contemporâneas, porque trazem uma maior sensação de conforto e aconchego, e lembram ambientes gostosos da nossa infância, como as casas das avós e tias.

Entre esses móveis, a escrivaninha antiga é uma das peças que tem sido resgatada, principalmente pela sua versatilidade, já que ela pode ser transformada em vários móveis diferentes e usada em muitos ambientes.

Como existem muitos modelos de escrivaninha antiga é fácil encontrar algum que se encaixe na sua decoração e na sua necessidade. Você poderá usá-la com a sua função original ou ainda como mesa, aparador, penteadeira e até como mesinha para organizar cartas e pequenos itens.

Ou seja, sempre existe uma escrivaninha antiga ideal para a sua necessidade e a sua decoração.

Ideias de usos e aplicações da sua escrivaninha antiga

escrivaninha antiga 2

Como dissemos, existem inúmeros modelos de escrivaninha antiga e, por isso mesmo, ela pode ser usada em muitos cômodos e com funções super diferentes da sua original.

Na verdade, essa é uma tendência moderna da decoração: utilizar-se de móveis antigos com um contexto completamente diferente, dando a ele novas funções e usos.

Aqui, não há regras, você poderá soltar a sua criatividade e dispor da sua escrivaninha antiga onde achar melhor. Veja algumas sugestões que separamos:

– Na sala de estar/jantar:

escrivaninha antiga 3

se você é apaixonado por aparadores antigos, mas não encontra nenhum, que tal usar uma escrivaninha antiga para substituir o espaço que seria ocupado pelo aparador?

Existem muitos modelos pequenos que podem ser aproveitados para receber itens decorativos, como vasinhos e porta retratos, podendo substituir os aparadores e até as mesinhas laterais.

A escrivaninha antiga tipo secretária é um item muito bacana. Ela possui um design próprio e que fica super característico em qualquer decoração.

Você poderá usá-la como mesa lateral, para receber pequenos mimos, e também dando a ela alguma utilidade, como realizar pequenas anotações, guardar materiais como caneta e documentos e ainda separar cartas. Para isso, ela pode ficar em um cantinho da sala de estar ou até mesmo no espaço do hall de entrada.

Já na sala de jantar, você poderá usar uma escrivaninha reta e mais fina para decorar um espaço específico do ambiente ou até mesmo substituir a mesa de jantar por uma escrivaninha antiga e maior.

– No quarto:

escrivaninha antiga 8

aqui, as possibilidades de uso da sua escrivaninha são imensas.

Você poderá usar a sua escrivaninha antiga como uma cômoda, principalmente o modelo secretária, que possui mais gavetas e é mais alta.

Ou ainda optar por modelos menores de escrivaninha, que podem substituir o criado mudo. O bom dessas peças é que elas também contam com gavetas, assim, além de apoiar os itens sobre o tampo, é possível que você use a escrivaninha antiga para guardar pequenos objetos – como lingerie e joias.

Outra ideia que tem sido muito utilizada é transformar a sua escrivaninha antiga em uma bela penteadeira. Para isso, você deve escolher os modelos com gavetas laterais e que tenham o tampo mais fino. Depois, basta adicionar espelhos e fazer a combinação com uma bela cadeira clássica ou provençal.

Caso o espaço no seu quarto seja pequeno, você poderá retirar as pernas da sua escrivaninha antiga e deixa-la fixa na parede. O espelho também pode ser fixo. Isso irá economizar espaço e ainda assim, você terá transformado a sua escrivaninha em uma bela penteadeira. Só tente encontrar uma moldura para o espelho que converse com a cadeira escolhida. Em geral, são usadas cadeiras clássicas que trazem esse ar de romantismo que a peça exige, por isso, molduras clássicas costumam combinar melhor.

– No home office:

escrivaninha antiga 10

é claro que nada lhe impede de usar a sua escrivaninha antiga com a função original, não é mesmo? Por isso, o home office é um ótimo local para ela.

Você poderá optar por modelos que ficam encostados na parede e contam com gavetas laterais, ou por aqueles que mais se assemelham a uma mesa antiga, tudo irá depender do seu espaço disponível.

Para não deixar o seu décor muito pesado e com cara de ‘antigo’, busque incluir alguns itens modernos e contemporâneos, como um pouco de cor nos tapetes e cortinas.

Se você gosta de trabalhar com criatividade, que tal deixar a sua escrivaninha antiga mais colorida? Para isso, opte por móveis vintage ou retro em laca colorida e deixe o restante da decoração um pouco mais neutra, dando destaque ao móvel principal do cômodo.

– No hall de entrada/ no corredor ou próximo às escadas:

escrivaninha antiga 4

na verdade, todos os ambientes podem combinar muito bem com uma escrivaninha antiga.

No hall de entrada, os modelos menores e mais delicados ficam ótimos e podem ser usados como mini bares ou apenas de forma decorativa. Para isso, podem ser combinados com cadeiras vintage ou retro, de estilo clássico, provençal, cottage, ou o que mais lhe agradar.

Um corredor comprido pode ficar sem graça sem nada para decorá-lo no final, não é mesmo? Você pode usar uma escrivaninha antiga para dar mais charme a esse espaço, e também para guardar pequenos itens. Dê destaque a parede do corredor com uma bela pintura, ou use papel de parede. Depois, inclua uma escrivaninha antiga como destaque (que poderá ser colorida ou em madeira original) e finalize a decoração com acessórios como espelhos, vasos e porta retratos.

A mesma ideia vale para aquele cantinho próximo a escada, que geralmente fica sem uso. Dependendo do seu espaço disponível, é possível transformá-lo em um cantinho de leitura ou para receber visitas. Em todos eles, a escrivaninha antiga pode servir como suporte de itens decorativos e para guardar pequenos acessórios. Depois, é só compor o restante com uma cadeira bem bonita e confortável.

Dependendo do modelo de escrivaninha antiga, você poderá ‘desmembrá-lo’ e criar móveis novos com várias utilidades. Os gaveteiros podem receber rodízio e ajudar na organização do quarto. O tampo pode ser transformado em um item decorativo para o banheiro – após passar por um tratamento específico é possível incluir uma cuba e ter um móvel completamente novo. Mesas para a sala de jantar e até para o ambiente externo também podem ser transformadas a partir de uma escrivaninha antiga.

O importante, nesse caso, é você se atentar para o modelo escolhido de escrivaninha antiga e não ter medo de fazer pequenas alterações. Caso você não se sinta à vontade para faze-las sozinho, poderá recorrer ao auxílio de um marceneiro e ter uma peça única e exclusiva a partir da sua escrivaninha antiga. Não é bacana?

Como reformar uma escrivaninha antiga?

escrivaninha antiga 9

Reformar uma escrivaninha antiga irá depender muito do modelo e também da nova função escolhida para o móvel. Você já pensou em transformar uma escrivaninha de imbuia em trocador colorido para o quarto de bebê?

Para isso você irá usar fundo branco fosco, tinta látex nas cores que você preferir, lixas 80 e 120, estopa, espátula, trinchas, chave de fenda, furadeira, massa plástica, massa PVA, escova e fita crepe.

Busque um móvel que tenha o tampo reto e gavetas para facilitar na hora de realizar a troca do bebê. O primeiro passo é começar consertando os pequenos defeitinhos que a sua escrivaninha antiga pode ter (como gavetas que não correm direito ou parafusos soltos).

Depois, retire os puxadores e comece a lixar a peça para retirar todo o verniz e resto da tinta antiga. Use a lixa 80. Retire o pó com a escova e cubra os pequenos orifícios com a massa PVA.

Em seguida, aplique a massa plástica nos pontos em que a sua escrivaninha antiga apresentar falhas e arranhões, com isso, você irá regularizar toda a superfície do móvel.

Comece, então, o processo de pintura, aplicando o fundo branco fosco. Dilua o produto de acordo com as recomendações do fabricante e aplique-o seguindo o veio da madeira. Em geral, duas demãos são suficientes, porém avalie a necessidade da peça.

Quando o fundo branco secar, é hora de lixar novamente, dessa vez com a lixa 120. Não se esqueça de retirar todo o pó da escrivaninha antiga quando terminar o processo.

Agora, pinte o corpo do móvel com a tinta látex da sua cor preferida, sempre respeitando o veio da madeira, para ter um acabamento bonito. Em geral, três demãos são suficientes. Não se esqueça de proteger as gavetas com a fita crepe (caso vá deixa-las de cor diferente) para não haver respingos.

Finalize, colocando puxadores modernos e diferentes na sua escrivaninha antiga. E, pronto, ela já ganhou uma nova função e uma modelagem completamente diferente.

Para usar a sua escrivaninha antiga como um trocador, inclua na parte superior o trocador de espuma e também os itens que necessita estar sempre à mão.

Veja outras inspirações de novos usos para a sua escrivaninha antiga:

escrivaninha antiga 1 escrivaninha antiga 5 escrivaninha antiga 6 escrivaninha antiga 7

Como você pode perceber, a escrivaninha antiga é um móvel extremamente versátil e que pode ser usado em praticamente todos os ambientes da sua casa. O importante é soltar a criatividade e não ter medo de ousar.

E você, já pensou onde usar a sua escrivaninha antiga?


Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.