Encontre dicas e fotos incríveis para usar móveis provençais na sua decoração e tornar a sua casa linda.
Os móveis provençais fazem a cabeça de quem adora decorações mais românticas e delicadas, já que eles abusam dos tons pálidos, pátinas e estampas. Apesar disso, esses móveis não são usados apenas em ambientes mais femininos e podem, inclusive, compor decorações modernas.
Apesar de os móveis provençais existirem há muitos anos, eles têm ressurgido ultimamente como uma tendência decorativa. Por isso, muitas pessoas têm buscado dicas de como usá-los de maneira correta em suas casas e apartamentos.
Antes de começarmos a dar dicas práticas de decoração, que tal compreendermos um pouco mais sobre esse estilo?
– Móveis provençais e o estilo provençal de decoração
Como o próprio nome sugere, esse estilo está ligado a região de Provence, no sul da França e se popularizou entre os séculos XVI e XVII. Nessa época, os camponeses queriam ‘imitar’ os móveis luxuosos dos castelos, mas, como não dispunham de muitos recursos, começaram a criar peças de madeira.
Esses móveis eram feitos por artesãos camponeses muito habilidosos, que realizavam adornos suntuosos nas peças e disfarçavam as imperfeições das madeiras com uma mistura de cola e gesso, conhecida como gessocré.
Conforme o tempo passava, as peças iam se desgastando e adquiriam um aspecto envelhecido, que marca o estilo Provençal. Aos poucos, ele foi se popularizando, ganhando valor e passou a ser importado para outras regiões e culturas, sobrevivendo até os dias atuais.
– Características dos móveis provençais
Para ser considerada uma peça provençal é preciso que a mesma tenha algumas características, como:
- elegância e abuso das estampas florais, principalmente da lavanda, uma flor típica da região de Provença
-
uso de branco, tons pastéis e suavidade, que trazem um visual mais romântico às peças
-
mistura rústica aos ambientes, que dão aquela sensação de campo
-
uso de artefatos em ferro
-
acabamento torneado típico francês
-
cadeiras com pernas em cabriolet
-
uso de pátina e outras técnicas que dão um aspecto ‘envelhecido’ ao móvel
Como decorar usando móveis provençais?
A decoração com os móveis provençais pode ser usada em qualquer ambiente, seja ele interno ou externo da casa, como sala de estar, quartos (inclusive os de bebês), jardins e outros espaços. Também é possível usar o mesmo estilo em toda a residência, pois ele é um tipo de decoração mais leve, que favorece o encantamento e a tranquilidade.
Além disso, essa é uma decoração considerada econômica, porque é possível reaproveitar vários móveis e peças, que podem ser transformados para o estilo provençal com o aplique de pátina e tinta branca ou pastel, por exemplo.
Embora os móveis provençais tenham caído no gosto do brasileiro há apenas poucos anos, eles já vêm ganhando força e muitas pessoas se apaixonaram por esse estilo mais leve e tranquilo de decorar.
Para transformar os ambientes com os móveis provençais sem deixá-los com aspecto muito feminino, você poderá mesclar com peças mais rústicas, como linho nos tecidos, estampas listradas e discretas, tons azuis e terrosos, mistura com ferro fundido, entre outros.
– Móveis provençais na sala de estar
A sala de estar é um dos ambientes mais versáteis na hora de decorar, por isso mesmo as opções são amplas de usos de móveis provençais.
Uma dica para tornar o ambiente mais aconchegante é usar cortinas de nuances mais claras e tecidos delicados, além de almofadas florais e cores suaves.
Você poderá usar sofás e poltronas no estilo provençal, ou apenas alguns detalhes como uma mesa de centro ou de canto. Nas paredes, aposte em quadros com pinturas mais tranquilas e que lembrem a vida no campo. Os espelhos também podem estar presentes e ajudam a deixar a sala de estar no estilo provençal.
Uma dúvida muito comum é em relação a necessidade de todo o ambiente ser branco. Isso não é obrigatório para decorar a sala com o estilo provençal, você poderá usar uma cor clara predominante e mesclá-las com outros tons. Além disso, nem todos os móveis precisam ser provençais. Você poderá usar outros estilos (em cores claras) e apenas pontuar a sala com alguns móveis provençais.
Para quebrar o excesso de ‘feminilidade’ que o ambiente pode ganhar, aposte em móveis provençais estilizados com a cor madeira mais evidente, que ajudam a dar uma pegada mais rústica ao ambiente. Componha o espaço com paredes de tijolinhos à vista, piso e tapete de juta ou linho em alguns tecidos. Porém, não se esqueça dos vasinhos e das almofadas florais – que ainda mantêm o estilo provençal no ambiente.
– Móveis provençais no quarto
Os quartos femininos solteiros são os que mais se utilizam dos móveis provençais, porque esse estilo confere ao ambiente mais feminilidade e graciosidade.
Você poderá usar uma cama de solteiro branca e detalhes delicados na cabeceira para conseguir os efeitos da decoração provençal. Além disso, também preste atenção a escolha das roupas de cama que devem seguir o mesmo tom de leveza e romantismo. Para não deixar o quarto todo branco, aposte em alguns detalhes mais coloridos, como o criado mudo ou outros objetos de decoração.
Os móveis provençais também são bastante utilizados nos quartos de bebê porque promovem um visual meigo e delicado ao espaço infantil. Além disso, o predomínio de cores claras e tons pastéis também favorecem ao relaxamento da criança. Para adotar esse estilo decorativo no quarto do seu bebê, aposte em um belo berço provençal, com mosquiteiro, e decore os demais itens seguindo a mesma ideia de tonalidades claras e calmas. O papel de parede pode ser o responsável por deixar o quarto mais feminino ou masculino, por exemplo.
Em quartos de casais, os móveis provençais também podem estar presentes. Nesse caso, só tome cuidado para não deixar o ambiente muito feminino. Para evitar isso, opte por móveis com madeiras aparentes e use tecidos com listras delicadas ou de materiais um pouco mais rústicos. O clima provençal pode ser trazido adicionando ao cômodo uma bela penteadeira, por exemplo, capaz de deixar qualquer ambiente aconchegante e elegante.
Além dos móveis provençais, você poderá trazer esse estilo para a decoração dos quartos da sua casa usando papéis de parede claros ou em tons florais e também usando almofadas com essa mesma pegada floral. Outra dica são os objetos de decoração como vasinhos e lustres.
– Móveis provençais nos banheiros e lavabos
Em geral, os banheiros e lavabos são cômodos que pedem por cores mais claras e neutras, por isso a decoração provençal combina muito com esses ambientes.
Nos lavabos, principalmente, é possível ousar na decoração usando um aparador provençal para receber a cuba. Os espelhos e outros itens de decoração podem seguir pelo mesmo esquema, inclusive com peças de ferro – que também fazem parte do estilo provençal. Não se esqueça de usar papéis de parede em tons pastéis, com motivos florais ou que remetam ao campo.
Caso o seu banheiro principal seja um pouco maior, uma boa forma de marcar a sua decoração provençal é usando as banheiras com pé, que possuem um formato mais clássico e estão ligadas às tradições do french country style.
Para quem não quer deixar todo o banheiro com o mesmo estilo, uma dica é misturar acabamentos modernos – como o cimento queimado- com móveis provençais ou objetos de decoração, como espelhos.
– Móveis provençais para a sala de jantar
Na sala de jantar você poderá optar por decorá-la apenas com móveis provençais, ou fazer uma mistura de estilos o que irá tornar o ambiente mais moderno e elegante.
É possível usar uma bela mesa provençal branca e cadeiras igualmente brancas, mas com estofados mais coloridos e que fujam um pouco do estilo floral, ou ainda uma mesa provençal na cor da madeira e cadeiras coloridas que trazem frescor à decoração.
Além da mesa, você poderá trazer o estilo provençal ao ambiente com um belo aparador ou até mesmo uma cristaleira.
Para não ficar monótono, inclua alguns pontos de cor, seja usando objetos mais ousados, seja escolhendo móveis provençais coloridos. Você também poderá compor o ambiente usando objetos de decoração modernos ou que façam uma pegada mais rústica.
Aliás, a mistura entre o provençal e o rústico é sempre muito atrativo e na sala de jantar ela também pode aparecer. Para não errar na composição, mantenha uma base neutra e opte por outros móveis com linhas retas. O ideal é que os estilos não briguem entre si, mas fiquem harmônicos e atuem valorizando o ambiente.
Claro, para completar o espaço, não se esqueça dos lustres de cristal, que são a cara do estilo provençal, e de vasos com flores que ajudam a criar um clima de campo francês. Os vasos, inclusive, podem compor a decoração de toda a casa.
Já deu para notar que os móveis provençais são muito versáteis e se adaptam a todos os tipos de ambiente, trazendo uma atmosfera de aconchego e tranquilidade, não é mesmo? Caso você ainda não se sinta seguro em mudar totalmente a decoração da sua casa, vá adicionando aos poucos alguns móveis provençais e assim você poderá ir sentindo se esse é o seu estilo.
O que achou das nossas dicas? Já pretende incluir alguns móveis provençais na sua decoração?
Deixe uma resposta