Deseja fazer a decoração de sua sala de jantar de maneira prática e elegante? Separamos as melhores dicas de decoração de sala de jantar para você se inspirar!
Não há lugar melhor para se reunir com amigos e família, do que em volta da mesa de jantar. Melhor ainda se essa mesa estiver cheia de comida e rodeada por uma decoração linda e que vai deixar tudo com uma cara melhor.
Uma bela decoração de sala de jantar pode garantir a diferença entre um jantar de fundo de quinta e uma memória muito boa para você e seus amigos!
Decoração de sala de jantar: quando a sala de jantar é junto com a de estar
Nas grandes cidades, cada vez mais aparecem casas e apartamentos com áreas menores, com cômodos menores, fazendo necessário mais organização e aproveitamento de espaço. Com isso, em muitas casas a apartamentos, a sala de estar e a de jantar são praticamente uma só, tornando-se interessante dividir esse ambiente em duas decorações diversas: a decoração da sala de estar e decoração da sala de jantar.
Essa divisão nem sempre é física, isto é, nem sempre há um balcão ou uma bancada para dividir os dois ambientes, cabendo à decoração a função de dividir os ambientes muito bem.
Assim, mesmo que você não queira, será necessário criar uma decoração para a sala de estar (nisso, te ajudaremos em outros textos 😉 ) para que ela faça um contraste com a sala de jantar.
Agora, te ajudaremos a criar uma bela decoração de sala de jantar com mesa. Para isso, vamos dividir as dicas em cinco itens:
- Móveis para a sala de jantar;
- Iluminação da sala de jantar;
- Paredes da sala de jantar;
- Aproveitamento de espaço na sala de jantar.
Primeiro, falaremos dos móveis para a sala de jantar
A escolha dos móveis para a sala de jantar dependerá muito de seu gosto e de sua personalidade, ficando sempre dependendo do tipo de sala de jantar que você quer.
Lembra que falamos que você teria de decorar tua sala de estar para que ela ficasse em contraste com a de jantar? Pois é. Mas achamos que esse contraste deve ser decorativo, não de tipo de sala a ser escolhida. Isso quer dizer que achamos que não faz muito sentido você fazer uma sala de jantar com móveis rústicos ao lado de uma sala de estar futurista, meio que misturando Jetsons e Flintstones.
Assim, escolhido tipo de ambiente que você quer, pode passar a escolher os móveis.
Uma boa pedida hoje para espaços pequenos são as mesas redondas, já que elas não ocupam espaço com cantos e costumas dar um visual muito bom à sala de estar. Se esse for o tipo de mesa que você escolher e se seu espaço for menor, a boa pedida é uma mesa com base central, em vez de quatros pés, o que deixa mais espaço para as pessoas usarem as cadeiras.
Mesas e cadeiras costumam ser compradas separados, isto é, os fabricantes costumam deixar à disposição do comprador o tipo de cadeira a ser levado. Caso você tenha bastante indecisão, mesas com tampo de vidro combinam com qualquer cadeira, fazendo com que você só tenha de se preocupar com qualquer cadeira vai combinar mais com o ambiente de sua sala de jantar.
Agora, a iluminação da sala de jantar
Escolhidos os móveis, é hora de ver qual a melhor combinação de luzes que garantam o seguinte:
- Ambiente aconchegante;
- Ambiente limpo.
Isso porque, por se tratar de uma sala de jantar, tudo o que as pessoas querem é comer bem, se sentirem bem em um ambiente limpo.
Mas recomendamos pelo menos dois tipos de luzes: uma quente e uma fria. Essa dica é para garantir que o ambiente seja aconchegante em qualquer tempo. Isso mesmo! Em noite frias, aquela luz mais quentinha ajuda a dar a impressão de que o frio ficou para o lado de fora; já a luz fria, nem precisávamos dizer, faz o contrário. Além disso, luzes azuladas, mais frias, tem a características de deixar as pessoas mais despertas, podendo ser usadas em conjunto com as luzes quentes.
Para isso, a colocação de spots no teto, com luz quente, e uma luminária suspensa, com luz branca, sobre a mesa, cria o casamento perfeito: o ambiente fica aconchegante (com a luz quente) e os alimentos ficam com as cores desejadas pelo cozinheiro (com a luz branca levemente azulada – fria).
Detalhes nas paredes na decoração de sala de jantar
Para as paredes da sala de jantar, nada (nada mesmo) melhor do que papeis de parede com desenhos que combinem com a iluminação da sala de jantar.
Além disso, são um item vital para criar o contraste com a sala de estar contígua.
Como utilizar o espaço adequadamente na decoração de sala de jantar
Sobre o espaço, já falamos acima que uma boa pedida para aproveitar o espaço de uma sala de jantar pequena são mesas redondas. Mas nada impede que você escolha uma mesa quadrada (que são extremamente elegantes) ou uma tradicional mesa retangular.
Ao escolher mesas e cadeiras, lembre-se sempre do tipo de uso que terá, de quantas pessoas moram na casa e na frequência que receberá visitas e, ufa!, para que as visitas costumam comparecer (por exemplo, se forem amigos que não se incomodam com o jantar americano (prato no joelho, copo no chão…), não faz sentido uma mesa para quinze pessoas que só será utilizada para a ceia de natal a cada cinco anos…
Uma sala de jantar será sempre um lugar para reunião e fortalecimentos de laços, seu objetivo é sempre unir as pessoas em um ambiente aconchegante e acolhedor.
A decoração da sala de jantar deve sempre ter isso em mente: ela deve favorecer as pessoas, dar destaque à reunião, nunca ser o centro das atenções (um lustre desproporcional sobre a mesa vai ser sempre um incômodo…).
O que você achou de nossas dicas de decoração de sala de jantar? Não deixe de conferir o conteúdo exclusivo que preparamos para você e de deixar seu comentário!
Deixe uma resposta