Veja dicas incríveis de decoração de interiores para a sala de estar e muitas imagens para transformar esse espaço da sua casa!
A sala de estar é um dos cômodos mais versáteis na hora de decorar, e onde podemos soltar a criatividade, conseguindo uma mistura rica e harmônica que traz muito mais autenticidade aos ambientes.
Se você não sabe muito bem como decorar esse ambiente, não tem problema. Nós montamos um guia absolutamente completo, recheado de dicas incríveis e que vão lhe ajudar a escolher melhor os móveis e a mudar a cara da sua sala de estar.
Chega de ficar apenas sonhando com as imagens das revistas de decoração, comece hoje mesmo a colocar em prática as nossas dicas e tenha uma sala de estar linda e de acordo com a sua personalidade.
Já está animado? Então veja essa seleção incrível de dicas e inspirações de decoração de interiores para a sala de estar.
Decoração de interiores para a sala de estar: qual o seu estilo?
Antes de comprar qualquer móvel, ou fazer qualquer tipo de alteração na sua sala, comece definindo qual estilo decorativo lhe agrada mais. Note que você não precisará se focar em apenas um, é possível que você escolha até dois estilos que tenham sintonia e faça uma mescla entre eles.
Contudo, para isso, você terá de escolher uma base e também ter bastante harmonia na hora de decorar. O mais legal é optar pelo estilo decorativo que será predominante e, depois, pincelar alguns objetos e outros itens em estilos diferentes.
Se você não sabe qual estilo mais lhe agrada, faça uma pesquisa e veja ambientes decorados. Você poderá optar entre o moderno, o rústico, o vintage, o retro, o provençal e muitos outros.
Caso a sua casa já seja decorada, pense nos demais cômodos e em qual estilo é mais predominante. Depois considere quais itens da sua sala atual você poderá manter para conseguir atingir o objetivo que deseja.
Lembre-se também que, caso você more em um local com cômodos integrados, pode ser interessante tentar manter o mesmo estilo decorativo. Isso vale, por exemplo, se a sua sala de estar é integrada à sala de jantar (sem paredes ou divisórias). Assim, você terá uma unidade maior na sua decoração.
Se a sua preferência for por ter uma sala moderna, você poderá investir em móveis com pés palito, espelhos nas paredes e contrastes com cores mais vivas e vibrantes. Já se você prefere o estilo clássico, as cortinas encorpadas (como as de camurça ou veludo), os móveis de época e os quadros com molduras rebuscadas são boas opções. Para mesclar os estilos, você poderá usar uma base moderna, com móveis de linhas retas e tons sóbrios e mesclar com algumas peças clássicas.
Mas se a sua paixão são os móveis provençais, então você poderá montar uma sala com cristaleiras e estantes espelhadas no fundo e muitos detalhes florais e molduras nas janelas.
Além dos estilos, você também poderá começar a pensar em tonalidades que mais lhe agradem e que você deseja adicionar a sua sala de estar. Considere também as características do seu imóvel.
Se a sua sala de estar é pequena e você adora tons mais escuros, pode não ser muito sábio investir em paredes e móveis em cores escuras, já que o ambiente poderá ficar pesado e ainda menor. Uma saída, para aliar a decoração ao seu gosto pessoal, é usar cores claras nas paredes e pincelar tons mais escuros em detalhes dos móveis, ou em outros pontos, como os tecidos dos sofás e das cortinas.
Decoração de interiores para a sala de estar: como é o seu espaço?
Outro ponto importante para começar a planejar a sua decoração é compreender melhor o espaço que você tem disponível. Dessa forma, meça toda a sua sala e tente desenhar uma espécie de planta (mesmo que simples).
Nesse rascunho, lembre-se de colocar as portas e janelas. Embora essa seja uma atividade bem simples, é possível visualizar exatamente como ficará a sua decoração, pensando no tamanho correto dos móveis e também na disposição mais adequada para cada elemento.
Quantas vezes você já não ouviu pessoas que compraram determinado móvel, mas na hora de instalá-lo ele ficou grande demais ou muito desproporcional ao ambiente? Essas situações acontecem por falta de planejamento. Por isso, essa etapa é fundamental para que você consiga uma decoração mais harmônica.
Outra dica muito importante é sempre medir os móveis e a largura das suas portas e janelas. Somente assim você terá certeza se os modelos escolhidos conseguirão entrar na sua casa. Já pensou comprar um sofá lindo, mas que não passa em porta nenhuma (e ter de cerrar os pés ou outros itens, por exemplo)?
Não se esqueça também de medir todos os móveis que pretende comprar e de ficar atento quanto à circulação, sempre considerado o fluxo de pessoas no ambiente (como entrada e saída).
Além de facilitar a circulação, deixar espaços vazios entre os móveis ainda garante mais harmonia ao ambiente. Outro ponto importante a ser pensado é a simetria dos itens decorativos, como as poltronas alinhadas, por exemplo.
Decoração de interiores para a sala de estar: ilumine corretamente
Nenhum projeto de decoração pode estar completo sem a iluminação. Ele é o ponto chave para conseguir deixar o seu ambiente com uma “pegada de capa de revista”.
Se você não está muito seguro quanto a iluminação mais adequada, pode começar observando o caminho natural da luz do sol, pensando em como ela pode ser melhor aproveitada.
Fique atento caso a sua sala de estar tenha, por exemplo, uma varanda como extensão, pois, você poderá ter problemas com o excesso de calor. Nesse caso, persianas e cortinas podem ser indicadas.
O mesmo vale para as salas com muitos vidros, que pode dificultar na hora de assistir televisão, por exemplo, já que o reflexo na tela pode tornar desconfortável esse momento.
Além disso, as luzes devem ser usadas de forma a ressaltar as peças de grande destaque na sua sala de estar, sendo que os spots podem ser uma alternativa interessante, por exemplo para aumentar o foco em um quadro, um espelho ou uma peça de arte.
Tente evitar, contudo, o foco de luz sobre os sofás e as poltronas, pois isso pode aumentar a sensação de calor nas pessoas e tornar o espaço muito desconfortável. As lâmpadas embutidas podem diminuir essa situação e ainda valorizam mais o cenário decorativo. Assim, tente investir em sancas e luzes amareladas que trazem uma sensação de conforto maior.
Decoração de interiores para a sala de estar: dicas importantes
- Os tapetes ajudam a trazer uma sensação de aconchego maior, mas sempre devem estar presos com, pelo menos, 20 cm embaixo dos móveis, de modo a garantir uma segurança maior;
- Se a sua sala de estar e de jantar são integradas, use móveis ou tapetes para estabelecer os limites entre os ambientes;
- Nunca compre móveis maiores ou menores do que a sua sala, é importante que eles sejam proporcionais ao ambiente;
- Invista em plantas e flores naturais que deixam a sala mais viva e alegre;
- Busque sempre a simetria entre os objetos decorativos, assim você promove uma sensação maior de conforto para o olhar;
- Se você gosta de ter peças antigas na sua decoração, analise bem o estado de conservação e, quando necessário, faça reformas ou ajustes;
- Salas pequenas podem dispor de espelhos nas paredes e até em alguns detalhes dos móveis (como nas mesas de centro) já que garantem maior sensação de amplitude. Só tome cuidado para que a luz natural não seja refletida em excesso, tornando o ambiente desconfortável;
- Cuidado quando for usar cores muito fortes no ambiente, tente balanceá-los com elementos mais neutros, como as paredes e os sofás;
- Aposte em almofadas – elas ajudam a diversificar a sua decoração, trazendo mais cor e vida a sua sala de estar;
- Dê atenção às paredes: um pouco de cor ou o uso de objetos decorativos ajudam a tornar a sua sala de estar mais aconchegante, assim coloque alguns quadros, fotografias ou prateleiras com objetos;
- Caso você queira trazer uma tonalidade diferente para as paredes, tente usar cores versáteis na maior parte dos cômodos, como os tons de castanhos e beges, que são mais fáceis de combinar;
- As cores também podem ser usadas para dar um destaque em algumas características da sua sala, como um rodapé mais trabalhado, o pilar da lareira, os contornos das janelas e outras;
- Não tenha medo de fazer algumas misturas, como sofás de 3 lugares diferente dos sofás individuais ou poltronas com modelos diferenciados. Claro que é fundamental buscar a harmonia entre eles, como cores ou padrões que se repetem;
- Defina sempre o ponto central do ambiente, aquele sobre o qual irá organizar a sua mobília. Ele poderá ser um pilar, as janelas mais amplas, a porta de acesso ao terraço ou qualquer outro ponto que você queira destacar;
- Na hora de escolher o sofá busque por aqueles que se encaixem perfeitamente no seu espaço e que tenham materiais que combinem com a sua proposta decorativa.
Veja algumas inspirações de sala de estar decoradas com as dicas que demos:
E, então, com essas dicas de decoração de interiores para a sala de estar, ficou mais fácil planejar esse espaço? Deixe-nos um comentário!
Deixe uma resposta