Veja as principais dicas sobre cristaleiras para a sala de jantar. Aprenda como escolher e combinar esse móvel com a sua decoração.
As cristaleiras já foram móveis muito usados – e desejados- há algumas décadas. Mas, com a mudança da decoração e também com as plantas das casas ficando cada vez menores, ela acabou sendo esquecida por um tempo.
Por um tempo, porque ultimamente elas têm cada vez mais ganhado espaço em ambientes modernos, retros e vintages, trazendo graciosidade e romantismo a vários ambientes, sobretudo a sala de jantar.
Hoje em dia, ela pode ser usada de muitas maneiras, desde o seu uso tradicional, para guardar as louças, até de formas mais inusitadas e despojadas, servindo para guardar livros, coleções e outros itens, aparecendo na sala de estar, nos corredores, nos quartos e até nos home office.
Se você também é amante desse móvel, então confira as dicas que separamos sobre cristaleiras para a sala de jantar e inclua essa peça linda hoje mesmo na sua decoração!
Cristaleira: um pouco da sua história
Um móvel tão carregado de simbolismo e que já foi objeto de desejo de tantas pessoas não poderia deixar de ter o seu registro histórico, não é mesmo?
Na verdade, a cristaleira surgiu do amor por louças que tinha a rainha Mary, da Inglaterra, no fim do século 17. Desejosa por ter um local dedicado a guardar – e expor- as suas principais peças, ela encomendou um móvel exclusivo para os artesãos da época.
Porém, o que a rainha não imaginava é que o móvel ficaria tão famoso, sendo adotado em vários países como nos Estados Unidos, em quase toda a Europa e também no Brasil.
Por aqui, a cristaleira chegou junto com a vinda da corte portuguesa e era considerada um símbolo de riqueza e poder. Mas, com o tempo, ela passou a se tornar bem mais acessível, estando presente na casa de muitos brasileiros.
Como a cristaleira voltou a estar em evidência, hoje é possível encomendar esse móvel sob medida, com feições mais modernas e utilizá-lo em inúmeros ambientes, aliando funcionalidade e beleza.
Para os que não abrem mão de uma peça com mais história e com o glamour de décadas anteriores, as cristaleiras antigas são as mais indicadas e podem ser encontradas em antiquários e lojas de móveis antigos – e são sempre muito disputadas.
Se você adora esse item, veja as dicas super bacanas que separamos de cristaleiras para a sala de jantar!
Cristaleiras para a sala de jantar: os melhores estilos
As cristaleiras para a sala de jantar são encontradas em vários estilos atualmente, mas em alguns tipos de decoração elas combinam muito mais e ajudam a dar um destaque diferente ao ambiente. Veja algumas ideias:
-
Estilo Vintage
É um estilo decorativo que está em alta e que se apropria de peças realmente antigas para criar um espaço novo. Para isso, essas peças são mescladas com alguns itens modernos e também com outros clássicos e retro.
Nesse tipo de decoração, as cristaleiras para a sala de jantar ficam muito bacanas e combinam super bem com a atmosfera geral. A dica é buscar por cristaleiras que sejam realmente antigas e que tenham uma tradição ou uma história.
É claro que ela pode ter passado por algumas reformas para ficar mais funcional, mas é muito importante que as características originais tenham sido mantidas. Você poderá mesclá-la com uma mesa moderna e cadeiras clássicas, por exemplo, tendo uma sala de jantar vintage e super descolada.
-
Estilo Clássico
É considerado um dos estilos decorativos mais tradicionais e elegante, sendo este um dos melhores estilos para se dar destaque à sua cristaleira.
Dentro desse estilo, existem muitas combinações que você poderá fazer, usando uma cristaleira em sua cor original (como os tons de madeira escura) ou peças reformadas que combinem com mesas mais suntuosas e cadeiras com recortes e pés em cabriolet, por exemplo.
Se você é fã do estilo clássico saiba que ele demanda por locais mais amplos, já que costuma ser uma decoração mais “pesada”. Por isso, ela não é recomendada se a sua sala de jantar for pequena.
-
Estilo Shabby Chic
Está em alta e utiliza peças e mobílias de estilos e épocas diferentes. No Shabby Chic, você poderá usar a sua cristaleira tanto na sua forma e cor natural, como com uma “degradação” (um processo em que a peça é desgastada para parecer naturalmente mais antiga, característica desse estilo decorativo).
A pátina e as cores mais neutras aparecem bastante no estilo Shabby Chic e o mesmo poderá estar presente na sua cristaleira, que pode vir em tons de branco, por exemplo.
Cristaleiras para a sala de jantar: dicas importantes
Você adora as cristaleiras e quer usá-las de uma maneira mais tradicional? Então a melhor opção é mesmo a sala de jantar. Nesse ambiente, elas ficam lindas expondo as louças – além de ajudar na organização de todos os itens.
Porém, antes de começar a garimpar a sua cristaleira, fique atento a essas dicas.
-
Defina o espaço onde a cristaleira ficará
Normalmente, as cristaleiras são móveis que ocupam um pouco mais de espaço. Por isso, tenha certeza de que o seu uso não irá sobrecarregar o ambiente. Se a sua sala de jantar for pequena, opte pelos modelos menores de cristaleiras e nunca use esse móvel se ele for atrapalhar a circulação no ambiente.
O ideal é usar a cristaleira no lugar do bufê ou do aparador, caso contrário, é possível que o seu ambiente fique muito sobrecarregado. Se for possível, tente escolher uma mesa que esteja em sintonia com o espaço disponível.
Além da sala de jantar, algumas pessoas também costumam usar a cristaleira na cozinha. Mas, de qualquer forma, sempre meça o móvel antes e tente deixar a circulação livre.
-
Pense nas cores e nos materiais
As cristaleiras para sala de jantar não são todas iguais. Na verdade, existem muitos modelos de cores, tamanhos e materiais bem diversificados. Você poderá optar por uma cristaleira moderna ou antiga, desde que ela se harmonize com os demais móveis do ambiente.
Tente definir qual é o estilo decorativo da sua sala de jantar e então pense em que tipo de cristaleira ficaria mais agradável nesse espaço. Se o seu ambiente é moderno, com uma mesa mais neutra, a cristaleira retro ou vintage pode cair muito bem nesse espaço, fazendo uma mescla de estilos bacanas. O contrário também acontece.
Para não perder a harmonia do local, tente escolher por pelo menos algum material que se repita no ambiente, como a madeira, o inox ou outros itens. Também é possível usar móveis de épocas e estilos diferentes, mas que tenham alguma unidade semelhante.
-
Defina uma utilidade para a sua cristaleira
Ter um móvel lindo desse e não usar é totalmente sem sentido, não é mesmo? Por isso, defina uma funcionalidade para a sua cristaleira, exponha as suas melhores louças, pratarias e cristais e coloque-as em destaque.
Outra ideia é usar a cristaleira para itens diferentes, como aquela sua coleção inusitada, ou então para organizar materiais que ficariam espalhados pela casa.
-
Exponha suas louças e cristais de forma adequada
Para que a cristaleira fique bonita e brilhe no seu espaço é fundamental que você saiba expor as suas louças e cristais de maneira adequada. Busque deixar as suas peças mais bonitas (ou com maior valor sentimental) na parte da frente.
Outra ideia bacana é adicionar espelhos a sua cristaleira, assim você dará a sensação de que ela é maior. A iluminação refletida ainda ajuda a dar destaque as suas peças, deixando tudo bem mais bonito.
Lembre-se de sempre tentar dar um equilíbrio visual à prateleira, usando um segundo suporte de prato ou uma peça decorativa que seja de tamanho semelhante.
Use as prateleiras debaixo para os pratos e outros itens que você usa com mais frequência, assim você irá facilitar o seu dia a dia. Caso a sua cristaleira tenha prateleiras pequenas, separe as xícaras e pires em um espaço específico.
As prateleiras superiores devem ser deixadas para aqueles itens que você não usa com muita frequência (e também que são mais pesados), como uma tigela de servir e outras. Mas, é claro: deixe tudo bem arrumadinho, assim ficará bem mais bonito!
Outros usos para a sua cristaleira
Como dissemos é possível usar esse móvel em vários ambientes. As cristaleiras para a sala de jantar são uma ótima escolha para quem gosta de uma decoração mais tradicional, mas se esse não é o seu caso, saiba que o móvel poderá ganhar novas funções.
É possível usar a sua cristaleira:
- No home office, organizando os livros e outros itens;
- Nos banheiros e lavabos, para guardar as toalhas, sais de banho, cremes e afins;
- Na sala de estar, expondo coleções de discos, livros e outros bibelôs;
- Na sala de jantar como um mini bar ou adega;
- No quarto, para organizar os sapatos e as joias de uma maneira diferenciada;
- Em um corredor ou em outro espaço “vazio” para dar mais charme a sua decoração, usando vasos e outros mimos no interior da cristaleira.
Veja mais inspirações de usos das cristaleiras para a sala de jantar:
Gostou das nossas dicas? Já ficou mais fácil pensar em usos e combinações das cristaleiras para a sala de jantar? Deixe-nos um comentário!
Deixe uma resposta