Conheça tudo sobre o corante xadrez e os métodos de mistura que podem ser realizados com este elemento. Confira as possibilidades disponíveis da tendência!
O corante xadrez é uma opção para aqueles que gostam de elaborar a cor sozinhos. Isto é, a cor que se deseja, específica, pode ser alcançada a partir de um simples toque do corante, em questão. Confira de que maneira você pode fazer isso, em casa!
Cores de corante xadrez
O corante xadrez é uma opção que colabora nas produções das tintas para a casa ou demais ambientes. O ambiente que tem a pintura a partir da mistura do corante, é essencial para atingir a cor exata que se pretende.
As tonalidades são diversas. Você pode encontrar as seguintes cores do corante do tipo xadrez:
- preto;
- vermelho;
- amarelo;
- azul;
- verde;
- roxo;
- laranjado;
- branco.
Como usar corante xadrez?
O que pode ser um problema em relação a cor da parede que é realizada sob encomenda é que pode não existir a cor que se quer na loja de materiais de construção. Em alguns casos, até existe, mas o preço é extremamente “salgado”. O preço para a pintura de uma casa, por exemplo, pode sair muito fora do orçamento. E para tanto, o corante xadrez pode ser a melhor opção. Você compra a lata de tinta branca e faz a mistura desejada.
Para pintar uma parede com a cor do corante, sem gastar muito, você precisará dos seguintes materiais:
- dois galões de 900 ml da tinta branca – preferencialmente a Coral que rende;
- dois frascos de 50 ml do corante xadrez na cor pretendida;
- um pincel de rolo 23 cm da marca de sua preferência;
- um pincel achatado 11 por 2;
- lixas;
- bandeja;
- galão de 900 ml da massa corrida – caso precise cobrir alguns buracos.
Dicas
Caso você pinte áreas grandes, o importante é garantir que a mistura das cores tenham suficiência para todas as mãos da tinta a serem dadas. Isto porque, ainda que você tenha o quantitativo exato de cada pigmentação, pode haver o risco de acontecer variações.
- a pigmentação ocre pode ter utilidade para o aquecimento das colorações, porque torna a tonalidade mais quente;
- o azul tende a causar o esfriamento da tonalidade, porque é uma cor fria;
- quer variar o contraste? use, pois, o preto e branco;
- pode-se fazer a mistura de sobras de tintas de latas que já possui em sua residência;
- mistura de forma homogênea a tinta;
- você pode usar a solução para móveis, paredes, artesanatos e afins.
Misturas de corante xadrez
Para a obtenção de maiores detalhes das cores, pode-se fazer uso de corantes xadrez. Uma cor intensa pode ser mais difícil de ser criada a partir dos corantes, mas se desejar um tom pastel ou mais suaves, esta ideia é para você! Confira as opções para misturas dos corantes com a tinta branca.
Criando a cor verde
O corante amarelo com o corante azul podem gerar a cor esverdeada pretendida. Neste caso, faça a dosagem de acordo com o tipo da coloração pretendida.
A depender do quantitativo do azul e do amarelo, num galão de tinta branca, apresentam-se diversas tonalidades dos verdes.
Criando a cor alaranjada
Neste caso, é preciso fazer a mistura do corante avermelhado com o tom amarelo. Ainda, depende da numeração do vermelho e do amarelo para proporcionar colorações diferenciadas. Caso utilize um monte de tons vermelhos, a obtenção do laranjado pode ser mais suave.
Criando a cor roxa
Os roxos apresentam muitas tonalidades, como lilás, violetas e etc. Estes tons podem ser alcançados pelas misturas dos corantes vermelhos e azuis, em conjunto da tinta branca. Ambas as misturas, a depender do quantitativo do azul e do vermelho, podem desencadear tons mais azulados ou avermelhados dos roxos.
Criando a cor rosa
A tonalidade do rosa é obtida por meio da mistura dos corantes vermelhos com a tinta branca. Os corantes avermelhados, portanto, deixam o rosa mais forte.
Criando a cor azul
A coloração azul é conseguida por meio da mistura do azul e do branco. Assim, você também pode obter diversos tons. Basta, portanto, acrescentar ou diminuir o quantitativo do azul a ser colocado na tinta branca.
Criando a cor turquesa
As cores turquesas são variantes dos azuis. A turquesa, portanto, pode ser obtida através da mistura de tons azuis com corantes esverdeados.
Porém, pode-se, portanto, fazer a criação por meio da mistura do azul com o amarelo para o verde, de maneira a alcançar a matiz azulada na mistura com pequenas porções das colorações amareladas nas tintas brancas.
Criando a cor marrom
Pode-se obter a cor marrom de diversos modos, como pigmentos e corantes acastanhados. Basta misturar o branco com o corante marrom e intercalar a quantidade necessária para o tom que pretenda.
A depender da tonalidade do marrom, podemos aumentar a quantidade do corante ou usar menos. Caso a pretensão seja um castanho mais suave, portanto, o tom deve ser obtido por pouco corante.
Criando a cor ocre
A cor ocre pode ser obtida por meio de várias alternativas. O modo mais simples é misturar o tom do ocre com o branco. Outro modo é por meio de corante amarelado, tons de azul e preto junto do vermelho. Aí você conseguirá obter a cor pretendida.
Corante xadrez branco
O corante branco é capaz de gerar um contraste muito interessante para o seu pigmento. Se a intenção é, portanto, deixar a cor mais clara, use o branco. Ele poderá suavizar a cor e tonar o ambiente exatamente aquilo que teve em mente ao escolher a tonalidade.
A sua casa pode ganhar uma tonalidade muito diferente e única a partir do corante xadrez. Além de se tratar, portanto, de um fato econômico de pintar a sua residência ou local pretendido, é extremamente bonito. Isto porque o corante é capaz de obter uma cor e tonalidade única da cor pretendida, bastando pouco ou muito pigmento da coloração.
Como um diferencial do contraste, o corante xadrez branco proporciona a mobilidade da mudança da cor. Se quiser, por isso, tornar o ambiente mais claro e suave, abuse do branco na coloração pretendida. Se quer apenas suavizar a cor do galão já obtido, bastam gotinhas da pigmentação e pronto! Sua casa estará decorada com paredes lindíssimas e sem muito custo! Compartilhe com os amigos essa ideia!
Deixe uma resposta