aparador retro

Como usar o aparador retro?

Encontre dicas incríveis para usar o aparador retro na sua decoração. Veja fotos lindas de decorações com o aparador retro.

O aparador retro é um dos ‘queridinhos’ de decoradores e arquitetos, porque traz beleza, requinte e sofisticação ao décor, além de poder estar presente em vários ambientes.

Originalmente, o aparador retro surgiu para dar uma ‘mãozinha’ na cozinha, mas, hoje, ele é usado em muitos lugares, como na sala de jantar, na sala de estar, no hall de entrada e com funções diferentes da sua criação.

Com vários modelos, materiais e cores, o aparador retro é um móvel muito versátil, capaz de combinar perfeitamente com qualquer estilo de decoração. Se você também adora esse item de decoração, que tal aprender a usá-lo? Veja as dicas super bacanas e as fotos de ambientes incríveis usando o aparador retro.

Aparador retro: como esse móvel surgiu?

aparador retro 9

O aparador surgiu na época da Revolução Industrial, sendo considerada como data possível da sua invenção 1778, na cidade de Londres. Na verdade, é um pouco difícil estipular o ano de criação do móvel tal qual conhecemos hoje, pois, nessa época, os mais ricos já se utilizavam de um móvel semelhante. Na verdade, a versão mais prosaica do aparador era uma tábua longa e larga onde eram colocadas as louças e outros utensílios que seriam usados para servir o jantar, que era a principal refeição das famílias ricas inglesas.

No ano de 1778, entretanto, é criado um móvel novo, específico para guardar talheres, pratos e outros utensílios. Esse modelo, contudo, é um pouco diferente do que conhecemos hoje como aparador.

Com o avanço da Revolução Industrial, inicia-se a fabricação em série de mobiliários funcionais para as residências inglesas. E é nesse período que Robert Adam resolve unir todos os móveis que ficavam espalhados pela casa em uma só peça, dando origem ao aparador que conhecemos hoje.

No início, o aparador de Adam era chamado de ‘sideboard’, pois funcionava como uma mesa lateral capaz de auxiliar na hora de servir o jantar, além de vir com gavetas que permitiam guardar talheres e outras necessidades.

A peça, então, passou a ser muito requisitada e várias fábricas passaram a produzi-la com muitos estilos. No século XIX, o aparador passa a ser objeto de desejo das famílias inglesas e começa a ser exportado para todo o mundo.

Com o passar de todos esses anos é claro que o aparador se modificou um pouco, sendo incluindo novos materiais na sua fabricação e com diversas cores e estilos.

Aparador retro e vintage, tem diferença?

Na hora de buscar por uma decoração que siga a tendência de ser mais ‘antiguinha’, muitas pessoas têm dúvidas em relação aos termos. Na verdade, dizer que um aparador é retro ou vintage tem bastante diferença.

O aparador vintage – assim como todos os móveis vintage- é uma peça antiga, com pelo menos mais de 2 décadas de uso, que pode ter sido reformada ou restaurada, mas que ainda mantém as suas características básicas como design da época em que foi fabricada, material e cores consoantes com o estilo vigente.

Já o aparador retro – e todos os móveis nesse estilo- são peças novas confeccionadas de acordo com o design de épocas passadas. Ele pode ser ou não igual a um aparador antigo, não é regra. O aparador retro pode misturar elementos de design de décadas diferentes ou ter uma coloração moderna, por exemplo. Na verdade é muito comum encontrar um aparador retro colorido, com tons fortes como amarelo, azul e vermelho.

Mas isso não é regra. A principal diferença é que o aparador vintage é realmente antigo, enquanto o aparador retro tem cara de antigo, mas é um móvel completamente novo.

Onde e como usar o aparador retro?

Como dissemos, o aparador retro é um móvel extremamente versátil, isso significa que ele pode ser usado em vários ambientes, com a sua função original, ou não. Veja algumas ideias que separamos:

– Sala de jantar:

aparador retro 6

Esse é o principal ambiente de uso do aparador retro, já que, originalmente, o móvel foi projetado para ser usado nesse local. Você poderá usá-lo para guardar talheres e outros utensílios e também como um bufê extra para jantares e visitas.

Quando não estiver recebendo nenhum convidado, o aparador retro pode fazer parte da decoração, recebendo itens como porta-retratos, vasos e outros mimos.

O aparador retro combina com vários estilos de decoração. Ele pode estar incluído em um ambiente mais vintage/retro, com a presença de outras peças de época, ou ser o único objeto capaz de trazer esse ‘ar de antiguinho’ para o ambiente.

Caso você opte por um aparador retro mais colorido, busque fazer uma decoração que esteja em sintonia com a peça. A mesa de jantar, por exemplo, pode aparecer em um tom neutros e as cadeiras podem ser neutras ou coloridas, igualmente.

Outra forma de fazer essa ligação é usar um tom semelhante ao do seu aparador retro no estofado das cadeiras ou em uma parede do ambiente.

Na hora de combinar móveis coloridos na sua decoração, tente escolher tons que se complementam, como quentes e frios ou fazendo combinações entre as cores primárias e secundárias.

– Sala de estar:

aparador retro 8

A sala de estar é um ambiente múltiplo, capaz de contar com uma gama diversa de móveis e estilos. Dessa forma, seu aparador retro pode estar presente de maneiras variadas.

É possível usar seu aparador retro em substituição ao rack, por exemplo, dando a ele uma nova função. Ou ainda, para ambientes integrados, o aparador retro pode estar presente atrás de um sofá servindo como separador entre a sala de estar e de jantar.

Algumas sala de estar são bem grandes e possuem um ‘cantinho’ separado que, muitas vezes, acabam sendo esquecidos pela decoração. Uma ideia muito bacana é usar o seu aparador retro para criar um espaço mais reservado, com cadeiras e alguns mimos decorativos.

Você poderá usar um aparador retro da mesma época e estilo dos móveis da sua sala de estar, caso eles também sigam a tendência vintage/retro ou ainda como peça de destaque em meio a uma decoração mais moderna, com móveis em tons neutros e linhas retas.

Assim como na sala de jantar, caso você opte por um aparador retro bem colorido, tente fazer um contraste com outros móveis em tons mais neutros e use os itens decorativos para ‘unir’ o ambiente. Você poderá apostar em um tom semelhante para a estampa da almofada ou do assento das poltronas, por exemplo, ou ainda para a cortina.

Complete a sua decoração vintage/retro usando itens decorativos de época, como pôsteres de artistas de outras décadas, relógios de parede ou telefones retro.

– No quarto:

aparador retro 10

O aparador retro é tão versátil que poderá se transformar em outros móveis dependendo do ambiente em que é usado. No quarto, por exemplo, ele pode ser usado como uma penteadeira antiga. Para isso, basta colocar um espelho na parede e compor com uma bela cadeira ou banqueta retro.

Claro que o aparador retro também pode ser usado no quarto apenas como objeto decorativo, servindo para receber itens como fotografias e outros mimos.

Dependendo do modelo, o aparador retro também poderá ser transformado em uma escrivaninha ou bancada para TV e computador.

– Banheiro/ lavabo:

aparador retro 11

Uma tendência decorativa é o uso do aparador retro como bancada para pias de banheiros e lavabos. Porém, antes de usar seu aparador dessa forma, saiba que é preciso fazer uma impermeabilização da peça e tomar outros cuidados, como:

– optar por cubas de sobreposição, pois irão danificar menos o seu aparador retro

– estar cientes que as gavetas superiores do seu aparador retro não serão mais usadas, devido a passagem dos canos de água e outras instalações

– optar por um aparador retro que tenha a altura adequada (com a cuba, ambos não devem ter mais que 90 centímetros)

– estar atento na hora de realizar a limpeza do banheiro, evitando usar diretamente sobre o aparador retro produtos químicos corrosivos e excesso de água, que podem danificar a madeira do móvel

– Final de corredores e outros ‘espaços vazios’:

aparador retro

Sabe aquele cantinho da casa que acaba sendo esquecido na hora de decorar, como corredores, espaços próximos à escadas, entre outros?

Pois bem, que tal aproveitá-los para serem integrados a sua decoração? Uma boa ideia é usar o aparador retro nesses espaços. Ele poderá ser usado como item decorativo, servindo de mini bar, composto com cadeiras, entre outros.

Dependendo do espaço é possível até mesmo criar um mini home office, usando o aparador  como bancada para o computador e com uma banqueta ou uma cadeira igualmente retro/vintage.

– Hall de entrada:

aparador retro 4

Cada vez mais esse espaço tem ganhado destaque nas decorações atuais. Aqui, o aparador retro pode ser usado apenas como objeto decorativo, ou ajudar na organização de chaves e outros itens.

Veja mais algumas ideias de uso do aparador retro em lindas decorações para você se inspirar:

aparador retro 3 aparador retro 7 aparador retro 12 aparador retro2 aparador retrp 5

Já deu para notar que o aparador retro é um item extremamente versátil e indispensável na maior parte das decorações, não é mesmo? Qual a sua opinião sobre o aparador retro?


Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.