Saiba tudo sobre a tendência sustentável do cimento queimado. Além de apresentar um custo menor, é uma alternativa para revestimentos com autenticidade!
O cimento queimado é uma opção barata, sustentável, descolada e muito utilizada para o revestimento das paredes, do chão e, ainda, móveis em alvenaria. Tanto na versão queimada nos tons naturais ou tingido, quanto em exposição em estruturas de concreto, trata-se de uma alternativa prática e repleta de autenticidade. Confira tudo esta decoração!
Esta é uma tendência atual relacionada a design de interiores. Trata-se do piso e paredes em cimento queimado. Antiga textura de casas humildes e casas campestres, o cimento queimado, atualmente, encontra-se, inclusive, em ambientes de muito luxo.
O efeito que o cimento, em questão, apresenta é uma aparência de textura inacabada. É fundamental para aqueles que gostam de formas contemporâneas e industriais de decorações, porém também combina com demais elementos rústicos.
Os pisos deste tipo de cimento são altamente resistentes. Apresentam aparências neutras e são extremamente fáceis de higienizar. Este combo acaba tornando o elemento uma excelente alternativa para quaisquer ambientes caseiros, inclusive ambientes de comércios. Confira todas as opções e modelos criativos realizados neste tipo de textura.
O que é Cimento Queimado?
Trata-se de uma mistura que se chama de farofa. Ela é constituída pelo cimento, pela areia e pela água. Ela é capaz de se espalhar e se nivelar em cima do contrapiso. Em sequência, o pó do cimento é capaz de entrar na finalização. O procedimento é chamado como “queima”. Ao final, há a necessidade de passar a espátula para que a parede ou piso ganhe uma aparência bem lisa.
Parede em Cimento Queimado
Este cimento já vem se destacando há muito tempo pelos brasileiros. Tornou-se uma alternativa de acabamentos mais simples e sofisticados no nosso país. Além de apresentar custos muito menores, o sucesso desta textura é o tom rústico que embeleza o local.
De modo geral, é realizado a partir de argamassas em cimento, água e areia. Contudo, existem outros modos de obter o efeito. Se o desejo é utilizar um material para o revestimento, saiba que há diversos opções disponíveis para auxiliar neste processo.
Esta textura compactua com a estética de diversos ambientes, mas são ainda mais destacáveis em escritórios e ambientes de lazer como uma pequena biblioteca em casa.
Móveis em Cimento Queimado
Além das opções de pisos, paredes e demais estruturas, o cimento queimado também pode ser uma alternativa excelente para móveis. Parece muito simples, não? Mas os móveis em cimento, como bancadas e embutidos podem tornar o ambiente ainda mais elegante com a textura, em questão.
Escadarias também ganham um tom lindíssimo com a textura do cimento. Ela pode compactuar com o design da casa toda. Basta um pouquinho de criatividade e simplicidade, que os cômodos ganham novos ares, facilmente!
Cores em Cimento Queimado
É possível também moldar as cores e tonalidades do cimento, em questão. Tudo isso é mais fácil do que você imagina. A mistura nas cores com o cimento podem favorecer ainda mais a estética do ambiente.
Como fazer Cimento Queimado?
De forma tradicional, os pisos de cimento que tem a queima, são realizado com base de areia, água e cimento. Além disso, eles têm a finalização com o pó desta textura. Contudo, hoje, há diversos produtos que tiveram o desenvolvimento justamente para gerar uma aparência específica aos pisos e paredes, reduzindo o trabalho em momento de realizar o seu próprio tipo de cimento.
Existe, no mercado, categorias de revestimentos que são como tintas, específicas para o cimento queimado. Trata-se de uma textura que parece muito com um creme, que já vem pronta para a aplicação. Há também elementos que se destacam em pó e devem ter a mistura em relação à água. O último é semelhante com argamassas, item que pode ser disponibilizado em variação com desenvolvimento para dar aparência do cimento, em questão.
Independentemente de qual seja a sua seleção, elaboramos um pequeno tutorial para explicar a forma de como fazer o cimento, em questão. Confira:
- retirar todos os móveis do local;
- preparar o contrapiso, de modo a remover quaisquer revestimentos e nivele-o;
- limpar bem, e retirar todas as sujeiras e poeiras;
- colocar fitas em cantinhos para que se evitem manchas;
- posicionar juntas de dilatação de 2 em 2m;
- fazer a aplicação do produto selecionado para a elaboração do piso;
- utilizar desempenadeira de aço inox para alisamento;
- aguarde até que seque bem;
- se houver necessidade, faça uma segunda de mão a partir da desempenadeira.
Em determinadas situações, há a necessidade de fazer a aplicação de um “primer” antes do início do procedimento. A fim de gerar certeza, se há a necessidade ou não disto, verifique a embalagem do elemento escolhido para elaborar o seu piso. Isto porque, se tiver dificuldade em realizar este trabalho de forma independente, é imprescindível procurar um especialista.
Dicas sobre o Cimento Queimado
É importante muita atenção no processo anterior ao início da mistura desta textura. Utilizar elementos que protejam cantos e demais áreas da casa para evitar manchas é uma das dicas. Além disso, homogeneidade não é o ponto forte desta textura, mas vale a pena. Muito do charme desta decoração é a cor com aparência manchada e as trincas pequenas que, de modo geral, surgem em virtude da dilatação e contrações que ocorrem ao secar. Isto aparece também em mudanças do clima.
Contudo, o aparecimento das rachaduras de tamanho maior e com maiores profundidades não são normais. Para que se evite, porém, o aumento de durabilidade do piso, seguem dicas:
- utilizar juntas de dilatação de 2m em 2m;
- acrescentar aditivos a mistura da argamassa para que gere um aumento da resistência deste cimento;
- retardar a cura do material;
- utilizar o umidificador doméstico neste cômodo, com resinas de base acrílica;
- utilize também mantas geotêxtis.
Na dúvida, o auxílio de um profissional de construção pode ser imprescindível. Isto porque este profissional é capaz de elaborar um trabalho mais efetivo para o cômodo que pretende decorar. Há diversas dicas que podem auxiliar você, no momento de fazer uso do cimento, em questão. Mas basta um pouco de criatividade e organização, que tudo dá certo!
Deixe uma resposta