cadeiras famosas diamante

Cadeiras famosas que marcaram época: saiba tudo sobre esses móveis

Cadeiras famosas e seus respectivos criadores. Descubra quais são as cadeiras famosas mais icônicas do design.

Quem gosta de design e decoração de interiores certamente possui a sua lista de móveis favoritos. Porém, existem aquelas criações que atravessam os tempos e se firmam como peças clássicas e icônicas, servindo de inspiração até os dias atuais.

Entre esses existem várias cadeiras famosas, criadas pelos designers mais renomados mundialmente e que ajudaram a modificar a história do design de móveis, servindo de inspiração para muitas das peças que usamos hoje em dia.

Por isso, reconhecer essas cadeiras famosas é tão importante, bem como saber o que elas podem influenciar nos nossos designs atuais. Você já pensou, por exemplo, em usar cadeiras famosas na sua decoração? E, por acaso, saberia responder se algum móvel da sua casa é baseado em cadeiras famosas que revolucionaram alguma época?

Pois, saiba que esse último item é muito mais comum do que pensamos, já que, assim como a moda, o design de interiores se usa de muitas peças criadas por designs famosos na confecção de peças mobiliárias utilitárias, ou seja, para a maioria dos lares.

Ficou curioso? Então veja a seleção que fizemos de algumas cadeiras famosas que são fontes de inspiração até hoje!

Cadeiras famosas e seus criadores

– Cadeira Thonet (1859):

cadeiras famosas thonet 1

Primeira cadeira produzida em massa, criada por Michael Thonet possui linhas simples, funcional e econômico que até hoje ainda é bastante valorizaod nas decorações modernas.

Os detalhes icônicos da peça são a madeira envergada e o assento de palha. Embora hoje seja possível encontrar cadeiras Thonet com alguma variação, a essência permanece inalterada. A cadeira original era fabricada com o assento de palha, mas hoje é possível encontrar versões com assentos de madeira ou de tecido. As cores também mudaram, com opções em dourado, amarelo, azul, vermelho, entre outros.

Porém, até hoje a cadeira Thonet continua sendo desejada pela sua praticidade, beleza, leveza da madeira e traços suaves.

Michael Thonet não ficou conhecido apenas pelas suas cadeiras famosas, mas participou ativamente da história do mobiliário no século XIX, com suas curvas perfeitas e usando a madeira como principal matéria-prima. Outra característica do mobiliário de Thonet eram as cadeiras desmontáveis, que traduzia bem o conceito de praticidade da Revolução Industrial.

– Cadeira Wassily (1925):

cadeiras famosas wassily 2

Criada pelo húngaro Marcel Breuer ela foi construída com o mesmo material da sua bicicleta Adler e foi um dos primeiros produtos a surgir da Dessau Bauhaus, uma escola reconhecida pelos designs funcionais.

Sua característica marcante é a presença do aço tubular, que garante força estrutural, leveza, aparência rígida e elegância. Os modelos iniciais eram vendidos em branco, preto ou tecido de malha arame, em opções dobrável ou não dobrável.

A estética revolucionária e diferente dessa cadeira – além de incluí-la no hall das cadeiras famosas– ainda respondia à tendência racionalista da época, com a criação de formas simples e materiais que permitissem a fabricação em grande escala.

Marcel Breuer foi arquiteto e fez parte da primeira geração da Bauhaus, escola de vanguarda de arquitetura e design.

– Cadeira Cesca ou B32 (1928):

cadeiras famosas cesca

Também criada por Marcel Breuer, a cadeira Cesca recebeu esse nome em homenagem à filha do arquiteto, Francesca, e se tornou um ícone modernista, por conseguir aliar a produção em série ao design artesanal.

O modelo foi considerado um verdadeiro revolucionário no quesito de mobiliário doméstico e até hoje é fabricado em várias partes do mundo, sendo por isso item indispensável em qualquer lista sobre cadeiras famosas.

Após terminar de criar a cadeira Wassily, Breuer sentiu que ainda não havia explorado todas as opções com o aço e resolveu se utilizar de técnicas das teorias contrustivistas. O resultado foi um dos designs mais copiados no mundo desde o século XX.

– Cadeira Barcelona (1929):

cadeiras famosas barcelona 2

Criada pelo arquiteto e diretor da Bahaus, Mies Van der Rohe e pela sua sócia Lilly Reich. A cadeira foi projetada como um trono. Pensada para ser majestosa e usada em ambientes corporativos e recepções empresariais. Hoje, ela é usada em casas e quaisquer ambientes que prezem pelo requinte e charme.

A cadeira Barcelona faz parte de um projeto de design de interior que conta com mesas, bancos e outros itens de decoração, sendo a cadeira a mais imitada – e desejada, por isso está sempre presente nas listas de cadeiras famosas.

Atualmente é possível encontrar a cadeira Barcelona em várias cores, mas, inicialmente ela foi projetada para a realeza espanhola, possibilitando um descanso confortável em uma bela peça de design.

Mies Van der Rohe nasceu na Alemanha e é considerado uma das principais figuras do racionalismo arquitetônico moderno, criando a concepção arquitetônica de linhas puras. Foi diretor da Bahaus, mas, devido a perseguição nazista, imigrou para os Estados Unidos em 1937, onde iniciou uma nova etapa em sua carreira, dando ênfase as fachadas de vidro e de estruturas metálicas.

– Cadeira Paimio (1930/1931):

cadeiras famosas paimio

Desenvolvida pelo finlandês Alvar Aalto, a peça foi concebida para um sanatório do seu país de mesmo nome, sendo usada para o tratamento de pacientes com tuberculose. Somente na segunda metade do século XX é que a cadeira passa a ser reconhecida pelos profissionais de design.

O principal diferencial da Paimio, que a coloca na lista de cadeiras famosas, é a capacidade de Aalto em aliar conforto a funcionalidade. Ela é produzida em lâmina de bétula moldada e possui uma estrutura sólida no mesmo material. Seu encosto possui uma angulação perfeita para quem necessita passar longas horas sentado.

– Cadeira nº 406 (1938/1939):

cadeiras famosas n 406

Também desenvolvida pelo finlandês Alvar Aalto, que parece produzir cadeiras famosas em série, a nº 406 é considerada uma das grandes revolucionárias do design mobiliário, principalmente devido ao confronto da gravidade.

Seu caráter inovador também está relacionado com o material utilizado, a madeira compensada, que ainda era considerada pouco usual na fabricação de móveis. O design promovido por Aalto conseguiu criar certa elasticidade para o formato S de sua estrutura, com total equilíbrio ergonômico.

A cadeira originalmente foi fabricada com madeira natural acabada e tiras em tecido trançado nas cores preto e cru e é até hoje desejada por muitas pessoas.

Cadeira LCW (Lounge Chair Wood) (1945):

cadeiras famosas LCW

Da necessidade do casal Charles e Ray Eames nasceu um dos clássicos do design, estando sempre nas listas de cadeiras famosas.

No início dos anos 40, o casal estava trabalhando como cenógrafos do estúdio MGM e, ao mesmo tempo, experimentando técnicas para desenvolver um método barato e eficaz de moldar compensados.

Tudo era feito na casas deles mesmo, com o que eles denominavam de “Máquina Kazam”, que pressionava finas folhas de laminado de madeira contra uma membrana aquecida.

Assim, surgiu um dos ícones do mobiliário moderno que conta com uma integridade estética aliado ao conforto e ao charme único, o que lhe valeu o reconhecimento da Revista Time como melhor design do século XX.

– Cadeira de tela de arame DKR (1951):

cadeiras famosas dkr

Criada por Charles e Ray Eames, a cadeira DKR é uma das séries de criação do casal e considerada um ícone entre as cadeiras famosas. Ela possui esse nome por ser uma cadeira de um modelo pensado para a sala de jantar (Dinning), feita em aço cirúrgico (K-wire) com uma base de arame comumente conhecida como “pé torre Eiffel” (R-wire).

O casal criou uma série de cadeiras com outras siglas que também buscam orientar sobre o uso e o material feito na fabricação. A DKR, na concepção original, é vazada na parte do assento. Porém, hoje é bastante comum encontrar esse modelo no estilo concha maciça de cor transparente ou sólida.

A cadeira DKR foi projetada para ser usada na sala de jantar e por isso, esse é o ambiente ideal para ela. Mas, nas decorações modernas, essa cadeira tem aparecido em vários ambientes, como na sala de estar e nos home office.

– Cadeira Diamante (1952/1953):

cadeiras famosas diamante

Criada por Harry Bertoia, a cadeira diamante sempre figura nas principais listas de cadeiras famosas, sendo que o seu design é muito conhecido da maioria das pessoas.

Essa cadeira tem como característica a sua composição feita com fios metálicos dobrados e soldados, com uma cobertura de vinil cromado.

As peças assinadas pelo italiano Harry Bertoia são extremamente cobiçadas no mercado da arte e do design, pela fineza e requinte usados em todas as suas mesas, cadeiras e esculturas. A cadeira Diamante é reconhecida mundialmente como uma das grandes realizações do design mobiliário do século XX e por isso merece estar na lista das cadeiras famosas.

– Cadeira Model 3107 (1955):

cadeiras famosas serie 7

O projeto de Arne Jacobsen ganhou o mundo, sendo uma das mais populares do século XX e estando presente em todas as listas de cadeiras famosas. A “series 7” possui conceitos bastante valorizados nesse século, como o uso de materiais leve, sua estrutura compacta e o fácil armazenamento.

Jacobsen é arquiteto e design dinamarquês e foi pedreiro antes de se tornar arquiteto. Seu sucesso na área de móveis começou quando ele ainda era estudante, apresentando em uma importante exposição de Paris, em 1925, uma cadeira que tinha projetado e alcançando a medalha de prata. Porém, foi em 1955, com a série 7 que ele alcançou a fama.

 

Veja algumas decorações com essas cadeiras famosas:

cadeiras famosas cesca 2 cadeiras famosas diamante 2 cadeiras famosas dkr 1 cadeiras famosas serie 7 1 cadeiras famosas thonet 2 cadeiras famosas wassily 1

Você gostou da nossa lista de cadeiras famosas? Então continue acompanhando a nossa série e veja a continuação desse post com outras cadeiras famosas e suas respectivas histórias!


Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.