cadeiras famosas panton

Cadeiras famosas: descubra os móveis mais marcantes de cada década

Descubra quais são as cadeiras famosas dos séculos XX e XXI. Veja fotos das cadeiras famosas e se inspire.

Hoje vamos continuar com o nosso post sobre cadeiras famosas, já que existem muitas ainda que não podem ficar de fora dessa lista. Se você é um amante da decoração, que tal começar a ficar por dentro dos modelos de cadeiras famosas, bem como seu criador e a história por trás de cada móvel?

Muitas das cadeiras famosas que separamos estão nessa lista por serem consideradas atemporais, ou seja, até hoje continuam a influenciar e a serem imitadas – além de se tornarem objeto de desejo.

Será que você já dispõe hoje de cadeiras famosas em sua decoração e ainda não sabe? Que tal descobrir algumas curiosidades dessas peças incríveis, além de ver lindas fotos de decorações com elas?

Cadeiras famosas e seus criadores- um pouco mais de história

– Cadeira Tulipa (1955/1956):

cadeiras famosas tulipa

Criada pelo design Eero Saarinen, a cadeira tulipa é considerada um ícone da história do design moderno e por isso não poderia estar fora da lista de cadeiras famosas.

O nome do móvel se deve ao fato da cadeira lembrar uma tulipa. Existem duas versões da cadeira: com ou sem apoio para os braços. Ela é feita em alumínio revestido com plástico que combina com a sua parte superior, dando um ar futurista e único à peça. O assento é moldado em fibra de vidro e revestido em plástico, com uma almofada de espuma estofada removível.

Embora seja bastante conhecida hoje, o sucesso da cadeira tulipa aconteceu quando ela foi destaque na decoração do seriado Star Trek, nos anos 60, virando uma febre. Aliás, é bem comum ao vermos fotos de decoração dessa década nos depararmos com as cadeiras tulipas como destaque dos ambientes.

Eeri Saarinen nasceu na Finlândia, mas cresceu no Estados Unidos, e é considerado um dos maiores arquitetos do século XX. É reconhecido até hoje pelos móveis com design único e inovador, além dos seus trabalhos com Charles Eames e Florence Knoll.

Poltrona Eames E 670(1956):

cadeiras famosas eames

Mais uma criação de Charles e Ray Eames, a poltrona E 670 é uma exceção da tendência de desenvolver objetos capazes de serem produzidos em massa.

Charles e Ray Eames são conhecidos por produzir várias cadeiras famosas, mas a poltrona E 670 foge aos seus padrões de criação, por ser uma peça mais luxuoso, inspirada na tradicional poltrona inglesa e produzida com um pufe como acompanhante.

Sua estrutura consiste, basicamente, no encosto de cabeça, no assento, e no encosto das costas, cada uma feita com cinco camadas fundidas de madeira compensada, mais duas camadas de revestimento de pau rosa brasileiro.

A Poltrona Eames E 670 sempre figura nas listas de cadeiras famosas, devido a sua influência. Após o seu surgimento, uma nova categoria de móveis, cadeiras e poltronas passou a ser pensada para o uso em apartamentos de solteiros e também em escritórios.

– Cadeira Superleggera (1957):

cadeiras famosas superleggera

Desenvolvida pelo arquiteto e designer italiano Gio Ponti, a Superleggera já é autoexplicativa no seu nome: foi pensada para ser uma cadeira super leve, pesando apenas 1,7 kg, mas com uma resistência extraordinária.

A história conta que, para mostrar a resistência da sua cadeira, o italiano teria arremessado-a de uma altura de quatro andares. A superleggera teria saltado várias vezes, mas chegou ao chão sem se partir.

Justamente por essa fluidez e versatilidade, que a cadeira superleggera até hoje está entre o hall das cadeiras famosas, com um design que ainda inspira e que é eternamente copiado.

Gio Ponti, seu criador, foi uma das figuras de maior destaque no panorama artístico italiano, sendo considerado um dos fundadores do design nesse país. Atuou de maneira singular explorando os campos do projeto, da ornamentação, da arte, do desenho do objeto e da arquitetura.

– Cadeira Panton (1968):

cadeiras famosas panton 2

Primeira cadeira de plástico injetado, a cadeira Panton modificou as estruturas do design de móveis. Criada por Verner Panton, os primeiros modelos eram moldados em fibra de vidro, mas, a partir de 1968 começaram a ser feitas em plástico injetado.

Nos anos 60, a Panton podia ser encontrada em várias cores. Hoje, porém, ela é produzida apenas em preto, branco e vermelho. Existem muitas imitações e variações, mas a original ainda é produzida pela Vitra – que a realiza desde 1967- e possui a assinatura    de Verner Panton em baixo relevo na base.

A cadeira Panton merece estar na lista de cadeiras famosas por seu design em “S” atemporal, que causou frisson nos anos 60 e continua a ser desejado até os dias atuais.

Verner Panton foi arquiteto e designer. Dinamarquês, ele é considerado um dos mais importantes e inovadores designers da segunda metade do século XX, sendo reconhecido por sua extravagância, com o uso de cores vibrantes e linhas sinuosas.

– Cadeira Wiggle (1972):

cadeiras famosas wiggle1

Frank Ghery é o criador de uma cadeira que revolucionou o design de móveis da sua época, e por isso merece estar na lista de cadeiras famosas.

O motivo é o uso de um material inusitado: 60 camadas de papelão robusto, com um design cheio de curvas sinuosas e muita inovação. Até Ghery, nunca antes na história do design de móveis havia sido usado papelão na fabricação de uma cadeira.

Como o sucesso da Wiggle foi enorme, Ghery continuou a criar outros móveis para a linha, como mesas, poltronas e espreguiçadeiras.

Frank Ghery nasceu no Canadá, mas mudou-se para Los Angeles em 1947. Foi um arquiteto renomado, sendo responsável por projetos de grande inventividade para edifícios públicos, sendo um dos fundadores do Desconstrutivismo. Possui projetos que são considerados marcos da arquitetura contemporânea, como o Walt Disney Concert Hall (Los Angeles), o Museu Aeroespacial da Califórnia, o Fishdance Restaurate (Japão) e o Vitra Design Museum (Alemanha).

– Cadeira Aeron (1992):

cadeiras famosas aeron1

Criada por Bill Stumpf e Don Chadwick, essa é uma cadeira revolucionária no que diz respeito aos móveis de escritório e por isso está incluída na nossa lista de cadeiras famosas.

O seu design inovador é tão grande que lhe rendeu um lugar permanente no Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA. Suas características são: o assento e o encosto produzidos em malha esticada, semitransparente e flexível que pode ser personalizada de acordo com extensões modulares para a região lombar e sacral, dando a Aeron um conforto surpreendente.

Hoje, a cadeira é fabricada pela empresa Herman Miller, mas o que muita gente não sabe é que ela foi projetada para melhorar os espaços de convivência para idosos.

– Cadeira Air Chair (1999):

cadeiras famosas air chair

Desenvolvida por Jasper Morrison, a Air Chair possui um design prático, sendo leve e empilhável, contendo uma pequena alça para empilhar. Justamente essa praticidade e modernidade que a fazem ser destaque e conseguir o seu lugar na lista de cadeiras famosas.

Ela é produzida em várias cores vibrantes, em polipropileno e fibra de vidro e é extremamente resistente e durável, podendo ser utilizada em quaisquer ambientes, tanto interno, quanto externo.

Jasper Morrison é um designer inglês, que além de mobiliários também criou acessórios domésticos, lâmpadas, têxteis e muito mais. Suas características estão ligadas a imprimir uma sensação criativa em produtos minimalistas.

A Air Chair foi criada em parceria com artesãos da vila de Vallaurius, na França e todas as peças foram produzidas à mão, apesar de terem a aparência de objetos industriais produzidos em alta escala.

– Cadeira Chair One (2003):

cadeiras famosas chair one2

Também conhecida como “Cadeira Penélope”, a Chair One foi desenvolvida pelo alemão Konstantin Grcic, com protótipos em papelão. Seu design arrojado e diferenciado é um dos motivos que a coloca na lista das cadeiras famosas.

A Chair One foi criada como uma bola de futebol     , com um conjunto de pequenos planos chatos que se juntam pelos ângulos para formar uma imagem tridimensional. Como resultado, tem-se um design único, que lembra um receptáculo-gaiola, no qual o ocupante se acomoda tal qual um pássaro no ninho.

Este modelo se tornou uma das mais adoradas por decoradores e arquitetos, porque dá ao ambiente um toque diferenciado e moderno. Hoje, é possível encontrar a Chair One em base de cone de concreto, com quatro pés retos e quatro pés cruzetas.

Como você pode ver existem muitas cadeiras famosas que até hoje continuam a inspirar muitos arquitetos, designers e amantes da decoração. Veja algumas imagens de decoração com as cadeiras famosas para se inspirar:

cadeiras famosas aeron2 cadeiras famosas cadeira tulipa 1 cadeiras famosas chair one1 cadeiras famosas panton cadeiras famosas wiggle2

 

Lembre-se que não basta dispor de um móvel renomado, o importante, para ter uma decoração bacana é sempre buscar integrar as ideias. Assim, caso você queira usar algumas das cadeiras famosas que listamos em sua decoração, tente deixa-las como destaque do ambiente, mas faça com que as mesmas converse com o restante do seu espaço, seja com cores em tonalidades próximas ou com tendências que se assemelham.

O ideal é deixar tudo em harmonia, para que as suas cadeiras famosas não pareçam ter ‘caído de paraquedas’ na sua decoração. Para isso, vale a pena usar itens decorativos, tapetes e outros elementos fundamentais em qualquer decoração.

E você, o que achou da nossa lista de cadeiras famosas? Deixe um comentário pra gente!


Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.