poltrona egg

Aprendendo a decorar: poltrona Egg

Veja muitas fotos inspiradores de ambientes decorados com a poltrona Egg. Descubra como usar e qual a história da poltrona Egg.

A poltrona Egg é um clássico da decoração, sendo considerado um dos principais ícones do design da escola de Bahaus. Idealizada em 1958, o móvel atravessou gerações e permanece como um objeto de desejo por muitos amantes do design.

Isso porque a poltrona Egg é elegante, atemporal e confortável, combinando com diversos ambientes e estilos decorativos e trazendo sofisticação e frescor a sua decoração.

Seu design único e inconfundível é reproduzido até os dias de hoje. A poltrona Egg pode ser usada na sala de estar, nos quartos, na sala de TV, no home office e até em ambientes corporativos.

Se você também é um amante desse móvel e quer aprender um pouquinho mais sobre a história e as formas de decorar com a poltrona Egg, então veja as dicas e fotos super bacanas que separamos para você.

Poltrona Egg: um pouco da sua história

poltrona egg 1

A poltrona Egg foi criada e desenvolvida pelo arquiteto e decorador Arne Jacobsen, em 1958, para as áreas do lobby e recepção do Hotel Royal, em Copenhague.

Nessa época, Jacobsen foi designado para desenhar todo o hotel – incluindo o mobiliário e pode, enfim, colocar em prática a sua teoria de integrar o design com a arquitetura.

A Egg Lounge foi um dos principais triunfos de Jacobsen na área do design, porque foi capaz de realizar um contraste escultural com as superfícies praticamente totalmente verticais e horizontais do prédio.

O primeiro modelo da poltrona Egg surgiu em 1958, com o uso de uma técnica nova, sendo Jacobsen o primeiro a utilizá-la na história do mobiliário. A técnica consistia em se utilizar de uma espuma firme em formato de concha sob o estofamento, dessa forma era possível garantir o movimento e a fluidez característicos da poltrona.

Para conseguir esse formato perfeito, Jacobsen empenhou-se ao máximo, trabalhando com argila na garagem da sua casa até encontrar o modelo perfeito de concha que poderia ser usado como base para a sua poltrona.

Esse formato único é um dos principais diferenciais da poltrona Egg, porque propicia a quem se senta nela um espaço totalmente privativo, mesmo a poltrona estando disposta em um local público.

A poltrona Egg pode ser encontrada com ou sem apoio para os pés e pode ser usada em uma porção de ambientes, como áreas de recepção e espera, espaços de escritório e corporativos e também em vários cômodos na sua residência. Além disso, é possível encontra-la em uma ampla variedade de cores e tecidos para o estofamento, incluindo até mesmo o couro, sempre sobre uma base de alumínio polido em formato de estrela.

O criador da poltrona Egg, Arne Jacobsen começou a sua vida profissional como pedreiro, na Dinamarca, e se formou como Arquiteto em 1927 na Academia Real de Artes de Copenhagen, onde também atuou como professor a partir de 1956.

É conhecido por outros móveis famosos como a cadeira Ant (1951), a Serie 7 (1955) e a Swan (1958). Como arquiteto, é reconhecido por ser um dos primeiros a introduzir os conceitos do modernismo na Dinamarca e, posteriormente, incluindo estes mesmos conceitos na fabricação e no design de móveis. A principal inspiração de Jacobsen era a natureza, por isso suas peças aliavam simplicidade, elegância, funcionalismo e conforto.

Algumas características básicas da poltrona Egg, são: base em alumínio fundido e polido, modelo giratório, base com quatro pés, estrutura interna feita, atualmente, com fibra de vidro, espuma com densidade 33 e revestimentos variados como couro, chenille, couríssimo, sued, ultra sued ou em tecido fornecido.

Dicas e possibilidades de uso da Poltrona Egg

Como você já pode notar a poltrona Egg é um móvel super versátil e que pode ser usada em uma variedade de ambientes e com diversas configurações. Separamos alguns ambientes em que a poltrona Egg fica um charme:

– Sala de estar: este é o ambiente residencial mais comum de ser usada a poltrona Egg, porque ela combina muito bem com a maior parte dos estilos decorativos e ajuda a dar mais identidade ao ambiente.

Você poderá optar por trazer vitalidade a sua sala de estar com a poltrona Egg como destaque do cômodo, para isso, escolha um modelo de poltrona com cores mais fortes e chamativas e tente deixar o restante da sua decoração em tons mais neutros.

Móveis modernos, com design feito com linhas retas e cores mais sóbrias ficam ótimos em contraste com uma poltrona Egg em tecido de cor bem viva.

Porém, se você prefere deixar as suas poltronas com menor destaque é possível escolher modelos mais sóbrios de revestimentos como o couro ou estampas neutras, como o xadrez.

Note que não há a necessidade que todas as cores e texturas estejam ‘combinando’, porém é necessário buscar alguma ligação entre os móveis e itens decorativos. Uma ideia é usar um tom mais neutro para o sofá e apostar em tecidos que tenham relação para a almofada ou manta e a poltrona.

Os itens decorativos são fundamentais na hora de dar unidade a sua decoração. É possível combinar a sua poltrona Egg com vários estilos como o moderno, o retro, o vintage, anos 50 e muito mais. Porém, lembre-se de unir todos esses com cores e palhetas semelhantes de almofadas, tapetes ou cortinas. Assim você deixará a sua poltrona Egg integrada ao ambiente e terá uma decoração única e agradável.

Outra dica importante é ficar atento em relação ao tamanho dos móveis. Em geral, pode ser que a poltrona Egg tenha dimensões um pouco maiores do que as poltronas de outros modelos, por isso, lembre-se de deixar, pelo menos, 70 centímetros livres de circulação entre os móveis, ok?

Você poderá compor a sua sala de estar com uma ou duas poltronas, dependendo do tamanho que tem disponível. A configuração pode ser muito variada: você pode criar um espaço separado na sua sala de estar com as poltronas egg, dando mais intimidade aos visitantes, poderá usá-las para separar ambientes integrados ou apenas como um espaço a mais para assistir à TV, por exemplo.

poltrona egg 3

– No quarto: a poltrona Egg não precisa ficar restrita apenas a sala de estar. Nos quartos, elas podem funcionar super bem como um espaço de leitura ou relaxamento.

No quartinho do bebê, ela pode ser combinada com um pufe e servir super bem para ajudar na hora da amamentação. Já se você possui um quarto maior e com um closet, que tal incluir a poltrona Egg para lhe dar mais conforto na hora de experimentar seus sapatos ou se maquiar, por exemplo?

No quarto infantil, ela pode funcionar muito bem, principalmente nas cores mais ousadas. Seu design cheio de curvas combina super bem com os móveis descontraídos desse ambiente. Ela pode aparecer no quarto de dormir ou no espaço de brincadeira das crianças.

poltrona egg 2

– Hall de entrada: que tal usar o seu hall de entrada para criar um ambiente único, super confortável e relaxante? Para isso, você poderá optar por uma bela poltrona Egg e outros itens, como uma mesa lateral ou um revisteiro.

– Home office e espaços corporativos: a poltrona Egg fica ótima em home offices ou espaços corporativos porque ela é confortável e possui um design imponente.

No home office, ela pode ser usada como complemento à decoração, servindo para um espaço de leitura e estudos. O mesmo vale para o ambiente corporativo, já que a poltrona Egg é super confortável e bonita para a sala de espera ou como um ambiente mais informal dentro do escritório.

Nestes ambientes, você poderá optar por um modelo de poltrona Egg em couro ou em outro tecido mais neutro. Caso o seu trabalho lide com criatividade, como agências de design, arquitetura ou publicidade, que tal usar a poltrona Egg com um pouco mais de cor ou estampas diferenciadas, como um patch work?

poltrona egg 11

Valores da Poltrona Egg

Como todo móvel de design, a poltrona Egg pode ter um valor um pouco superior do que a maioria dos móveis que estamos acostumados. Pense que você estará investindo em uma peça exclusiva, com alta durabilidade e feita com materiais sofisticados.

Os valores  podem variar muito de acordo com o estado e da loja. É possível encontrar poltronas entre R$1400 a R$3600. Porém, isso tudo irá depender do revestimento da poltrona e também da loja e do fabricante.

Tenha certeza também de estar comprando realmente uma poltrona Egg, porque existem modelos semelhantes, com valores inferiores, mas que não possuem o design e nem a confecção da poltrona Egg.

Veja mais algumas inspirações de ambientes com a poltrona Egg como destaque:

poltrona egg 4 poltrona egg 6 poltrona egg 7 poltrona egg 8 poltrona egg 9 poltrona egg 10

Como você pode notar, a poltrona Egg é um móvel super versátil e capaz de trazer vitalidade e beleza a qualquer ambiente. Como é um móvel de design reconhecido, possui um valor de mercado diferenciado, e por isso mesmo é capaz de trazer ao seu ambiente ainda mais requinte e sofisticação.

E você, o que achou das nossas dicas? Já está apaixonado pela poltrona Egg? Deixe um comentário pra gente!


Comentários

4 respostas para “Aprendendo a decorar: poltrona Egg”

  1. Posso colocar 5 poltronas eggs na sala de espera do consultório?

    1. Avatar de Andre Mengatto
      Andre Mengatto

      Pode colocar sim, fica bem moderno e elas são bem confortável.
      Para não ficar muito igual, o legal seria fazer 2 com um tecido numa cor e as outras em outro tecido de outra cor, para dar um contraste e não ficar tudo igual.
      Se quiser dar uma olhada em minha loja virtual, nos fabricamos algumas poltronas parecida com a Egg, posso fazer um preço bom pra 5 unidades.
      http://www.atelierclassico.com.br/moveis-de-design/poltronas
      Qualquer dúvida estou a disposição.

  2. Posso colocar poltronas egg na cabeceira de mesa de vidro e mármores junto com adeiras Luiz xv se não qual vc indica.

    1. Avatar de Andre Mengatto
      Andre Mengatto

      A poltrona Egg tem altura de poltrona, ela é mais baixa não serve para mesa de jantar.
      Eu indico a Cadeira Berger para ponta de mesa.
      https://www.atelierclassico.com.br/moveis-classicos/cadeiras/cadeira-berger

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.