Veja truques e ideias para usar o banco antigo na decoração da sua casa. Muitas fotos com o banco antigo pra você se inspirar.
Uma peça coringa em qualquer decoração e que ajuda a dar um charme a mais a todos os cômodos é o banco antigo. Os modelos variados desse móvel ajudam a improvisar na hora de decorar e a transformar o banco antigo em qualquer tipo de acessório, desde a sua função inicial, até mesa lateral ou criado mudo.
Dos tradicionais banquinhos de madeira até o banco antigo com tecido e estofado: todos têm vez e espaço em qualquer decoração, basta um pouco de criatividade e inspiração para começar a transformar rapidamente qualquer cômodo com a ajuda desse móvel tão versátil.
Se você também adora um belo modelo de banco antigo, veja algumas dicas e usos que separamos para você.
Modelos e usos do banco antigo
O banco antigo pode ser encontrado em diversos materiais, sendo o de madeira o mais usual. Porém, existem peças estofadas nos estilos clássico e provençal que também são super charmosos.
Quem pensa que o banco antigo de madeira apenas pode ser usado na área da churrasqueira está muito enganado. Esse móvel – mesmo que tenha uma pegada ‘mais rústica’ – combina muito bem com vários estilos de decoração e pode se encaixar perfeitamente em diversos ambientes.
Na hora de escolher o seu banco antigo, a dica é sempre pensar na utilidade que o móvel terá. Se você está buscando um banco para completar a decoração da sala de jantar, certamente ele deverá ser de um modelo diferente do que poderia ser usado na sala de estar, por exemplo. Por isso, como esse é um móvel muito versátil, tenha certeza de como irá utilizá-lo antes de compra-lo, principalmente se ele for uma peça maior e que não poderá ser facilmente absorvida em outros cômodos e decorações.
Veja algumas ideias de usos para diversos tipos de bancos e cômodos:
– Na sala de estar: dependendo do tamanho e configuração dos móveis na sua sala de estar é possível usar o banco antigo em diversos modelos e com vários usos. O banquinho de madeira pode aparecer restaurado, com uma pintura mais moderna, e fazer as vezes de mesa lateral, sendo ótimo para receber algum objeto de decoração (como vaso ou fotografias) ou ainda servir de apoio para o telefone e pequenos recados.
Já se a sua sala de estar é integrada com outros ambientes, você pode usar um banco antigo de madeira maior para fazer as vezes do aparador. Ele poderá vir encostado atrás de um sofá, com alguns itens decorativos, ou apenas reinando soberano entre os espaços. Nesse caso você poderá optar por um modelo de banco antigo mais requintado e estofado, com ou sem encosto.
Outra ideia para esse ambiente é usar o banco antigo de madeira como mesa de centro. Existem várias opções de banco mais baixos e compridos que ficam lindos e muito criativos nessa configuração. Só tome cuidado nas medidas, já que o indicado é que seu banco antigo não ultrapasse as proporções do seu sofá.
Se a sua sala é pequena e nunca tem espaço suficiente para as visitas, uma dica é dispor de pequenos bancos antigos de madeira que podem ser guardados facilmente em algum canto da casa e colocado no ambiente quando os convidados chegarem.
– No hall de entrada: se você tem acompanhado os textos aqui do blog, já pode ter notado como sempre separamos alguma dica de móvel para ser usado no hall de entrada. Isso porque esse espaço tem ganhado cada vez mais importância na decoração das casas, servindo de ‘primeira recepção’ aos convidados e também de espaço de lazer para os moradores.
Por isso, usar um belo banco antigo nesse espaço pode ser uma boa. Existem modelos com apoio para as costas e braços que são super charmosos. Feitos em madeira, eles podem lembrar as namoradeiras ou serem mais imponentes e rústicos. A escolha do estilo deverá levar em consideração o seu gosto pessoal e o restante da decoração do ambiente. Outra opção é optar por um banco mais baixo, sem encosto e que venha estofado.
Nesse espaço o banco antigo pode funcionar como espaço para as visitas sentarem e conversarem, como cantinho de leitura, ou apenas para receber alguns objetos, como casacos e bolsas.
– Na sala de jantar: aqui o banco antigo ‘reina’ soberano. As possibilidades de modelos e usos são enormes e você poderá mesclar estilos e deixar a sua sala de jantar bem diferente e criativa.
Se você gosta do estilo rústico, os bancos de madeira inteiros e sem encosto ficam ótimos com diversos tipos de mesas rústicas. Você poderá optar por um banco antigo mais rústico (feito de madeira de demolição, por exemplo), com cadeiras de madeira com encosto para outras partes da mesa e na cabeceira cadeiras com encosto e apoio para os braços.
Outra ideia muito bacana, principalmente para salas de jantar pequenas, é usar um banco antigo grande, com encosto e mais pesado, encostado na parede, junto de uma mesa retangular com cadeiras. Nessa configuração, você terá a sensação de estar em um daqueles bares americanos, o que dá um toque único a sua decoração – além de ajudar a economizar espaço e dar mais conforto a todos que estão à mesa.
Mas você não precisa apenas usar o banco antigo de madeira. Apesar de ele ser o mais escolhido pela maioria das pessoas, existem opções lindas e estofadas, que também podem ser usadas junto das mesas de madeira.
O recomendado, porém, para os bancos compridos é sempre usar uma mesa de madeira retangular. Outros tipos de mesa, com materiais diversos, podem ficar desarmônicas com a peça.
Para mesas quadradas e redondas, o ideal é o uso do bom e velho banquinho de madeira, que pode ser pintado com cores alegres, trazendo mais vitalidade ao ambiente. Se você possui uma cozinha americana, poderá apostar em banquetas altas de madeira para compor a decoração.
– No quarto: aqui o seu banco antigo também pode ganhar usos diferenciados. Os modelos menores, no estilo ‘banquinho’, podem servir como ótimos criados, porque não ocupam espaço e ainda servem para receber um belo abajur ou pequenos objetos. Você poderá reformar o seu banquinho antigo, pintando com cores mais modernas ou fazendo uma bela pátina.
Já modelos maiores de banco antigo também podem ser usados. No pé da cama eles ficam ótimos e ajudam a trazer mais requinte ao ambiente. Eles podem ser de madeira ou estofados.
Para os quartos das crianças essa também é uma ótima ideia, pois ajuda a dar mais espaço para os pequenos colocarem os sapatos ou acomodar pequenos objetos. Em ambos os casos, apenas opte por um banco antigo que seja um pouco mais baixo que a cama, mas que acompanhe a sua largura.
– No banheiro: já foi se o tempo em que este espaço não era considerado na hora de decorar a sua casa. Hoje, o banheiro possui status importante na decoração e pede por peças bonitas, práticas e funcionais.
Justamente por isso, o banco antigo pode ser incluído na sua decoração, desde que você encontre um modelo que não atrapalhe a circulação no ambiente.
O banco antigo de madeira pode aparecer próximo da banheira, ajudando a organizar itens e funcionando como um objeto de decoração mesmo, ou integrado ao ambiente, na parte do chuveiro, dando a ideia de um vestiário de clube ou academia.
– Na área externa: o banco antigo fica ótimo em qualquer ambiente externo como churrasqueira, piscina, jardim, quintal e varanda. Ele pode ser de madeira ou em outro material que lembre a rusticidade do ambiente e deve ser tratado de forma a suportar as variações climáticas.
Na área da churrasqueira, o banco antigo de madeira de demolição tem sido muito usado, porque é confortável e também traz essa pegada mais rústica que é muito apreciada nesse ambiente. Nesse caso, pode-se combinar com uma mesa no mesmo estilo.
Já nas varandas e jardins, o banco antigo pode ser de madeira (com encosto e apoio para os braços) ou em modelos de vime que também ficam uma graça. Aqui, para deixar o banco antigo de madeira mais confortável, você poderá optar por almofadas e mantas, que além de conforto trazem um requinte maior.
Veja outras ideias:
Dicas para reformar seu banco antigo
Se você possui uma daquelas banquetas antigas de madeira, que tal reforma-la e usá-la em vários cômodos da sua casa?
Comece lixando a peça e removendo todo o verniz ou tinta antiga. Depois, passe uma demão de tinta branca. Quando secar, aplique duas demãos da cor escolhida. Para ambas as pinturas, prefira por esmalte à base de água.
Na parte do assento, você poderá soltar a sua criatividade. Caso ele não esteja em um ótimo estado, você poderá fazer um assento estofado, com estampas bem bacanas, como xadrez, listras ou florais.
Se você quiser manter o assento original, poderá pintá-lo, fazer uma pátina ou decorá-lo com flores e outros desenhos. Depois é só usá-lo na sua decoração.
E você, o que achou das nossas dicas para decorar com banco antigo? Já pensou em qual modelo usar na sua casa?
Deixe uma resposta