Adegas decorativas Como usar

Adegas decorativas – Como usar – Tamanho Ideal – Iluminação Adequada

Quer deixa uma maneira elegante de deixar sua casa ainda mais bonita? Confira nossas melhores dicas e aprenda como usar adegas decorativas na decoração!

Poucos momentos na vida são tão prazerosos quanto degustar um bom vinho na companhia daqueles que mais amamos e, para aqueles que desejam partilhar desse prazer com as pessoas que mais gosta, nada melhor e mais interessante do que contar com adegas decorativas e funcionais dentro de sua residência, garantindo sempre que o vinho esteja nas melhores condições de consumo e que você tenha sempre uma garrafa deliciosa à mão para aquele momento especial.

Adegas decorativas - Como usar 9

No entanto, muitas pessoas ainda não sabem como adicionar adegas decorativas dentro do projeto de suas residências, já que muitas vezes esse tipo de elemento estético e funcional é característico de projetos mais luxuosos ou mesmo de ambientes de clima frio, assim como as lareiras, mas isso não faz com que seja impossível a utilização deste tipo de adega em projetos de decoração no Brasil.

Adegas decorativas - Como usar 8

Se você deseja utilizar as adegas decorativas em seu projeto de decoração de ambientes ou mesmo gosta de degustar um bom vinho, mas acreditava que o Brasil não era o melhor ambiente para esse tipo de bebida, esse artigo foi feito pensando em você, já que ensinaremos como escolher e utilizar esse tipo de adega. Confira agora nossas melhores dicas e aprenda como usar adegas decorativas em sua decoração!

Como usar adegas decorativas

Para aqueles que estão escolhendo as adegas decorativas para utilizar em seu projeto de decoração de ambientes, é importante que se tenha alguns conhecimentos sobre o posicionamento das mesmas, o tamanho correto da adega para melhor conservação das bebidas, a temperatura adequada de conservação, a umidade do ambiente onde estará localizada e também a  iluminação adequada do ambiente, que deve ser ajustada para conservar o vinho da melhor maneira possível.

 

Confira agora os elementos mais importantes para que você possa usar as adegas decorativas em seu projeto:

Adegas decorativas - Como usar 7

 

  • Posicionamento das adegas decorativas: Uma das questões mais importantes e que devem ser analisadas de pronto por aquele que está planejando utilizar adegas decorativas em seu projeto de decoração é o posicionamento correto das mesmas, ou seja, escolher o local adequado para que a peça seja posicionada, visando garantir a qualidade e a conservação das bebidas.

 

 

Além de ser importante para a conservação correta das bebidas, o posicionamento correto de sua adega decorativa também é fundamental para que sua decoração fique ainda mais bonita e elegante, sendo interessante avaliar a disposição dos móveis no mesmo ambiente e também o contraste visual e estético da peça com outros elementos do mesmo tipo.

Adegas decorativas - Como usar 6

 

  • Tamanho da adega: Outra questão que muitas pessoas tem dúvidas a respeito é o tamanho ideal da adega a ser utilizada, já que isso definirá quantas garrafas de vinho você poderá armazenar em sua adega, quais tipos de garrafa você poderá ter e até mesmo onde poderá colocar sua adega decorativa, já que muitos ambientes, como os apartamentos pequenos, contam com espaço físico mais reduzido, o que pode ser especialmente interessante para aqueles que desejam um acabamento mais primoroso.

 

 

É interessante que você escolha o tamanho de adega mais adequado levando em consideração não somente o espaço físico que você possui em sua residência, mas também visando a disposição dentro de seu projeto de decoração, já que esse item fará com que os cômodos fiquem ainda mais charmosos, atraentes e elegantes.

Adegas decorativas - Como usar 5

 

  • Temperatura do ambiente de sua adega: Outra questão muito importante para que suas adegas decorativas fiquem bonitas, atraentes e funcionais é que possuam a temperatura ambiente adequada, no caso das tradicionais, já que existem modelos com climatização automática, mais avançados, mas também de preço bastante elevado quando em comparação com os modelos mais simples.

Adegas decorativas - Como usar 4

 

A temperatura adequada no ambiente onde será armazenada sua adega decorativa irá influenciar a manutenção do sabor dos vinhos e também garantirá que eles se mantenham com qualidade por mais tempo, sendo interessante que você escolha um cômodo onde seja possível manter uma temperatura mais baixa, mas estável, já que a conservação em temperaturas muito baixas ou com grandes variações de temperatura podem fazer com que o vinho oxide mais rápido.

 

Adegas decorativas - Como usar 3

  • Iluminação adequada da adega: Os mais puristas em adegas decorativas são taxativos ao afirmar que as adegas devem estar localizadas em ambientes estratégicos, ou seja, em locais onde as condições de temperatura, de umidade e de disposição seja ideais, mas também ressaltam que a iluminação do local influencia muito para a conservação do vinho, especialmente se existir exposição direta ao sol.

 

 

É importante que sua adega não seja exposta diretamente à luz solar, já que os raios solares podem fazer com que seu vinho oxide, causando perda do sabor e também causando a perda de qualidade dos mesmos, o que pode ser bastante negativo caso você possua uma coleção de vinhos caros e raros ou mesmo aquele vinho que você ganhou de sua avó no dia de seu casamento.

Adegas decorativas - Como usar 2

Como escolher adegas decorativas

Para escolher sua adega decorativa, é importante que você tenha dois fatores em mente: espaço físico e tipo de material, já que estes irão influenciar diretamente tanto nos resultados da conservação da bebida quanto no seu projeto decorativo, sendo interessante que você escolha ambos com bastante cuidado para obter os melhores resultados possíveis.

 

 

  • Espaço físico: Escolha a adega decorativa que melhor se encaixa dentro do ambiente que você deseja utilizá-la, evitando peças muito grandes ou muito pequenas, que acabarão por fazer com que seus resultados não sejam tão bonitos quanto o esperado.

 

 

 

  • Tipo de material: Ao escolher o tipo de material de que será feita sua adega, é importante que você leve em consideração o estilo decorativo adotado, o tipo de bebida que será armazenada e também as condições climáticas do ambiente, sendo especialmente interessante o uso de metal e de madeira.

Adegas decorativas - Como usar 1

 

O que você achou de nossas dicas e de aprender como usar adegas decorativas na decoração de sua residência? Não deixe de conferir todo o conteúdo exclusivo que o Atelier Clássico preparou para você e de deixar seu comentário abaixo!

 


Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.